Domingo, Agosto 14, 2022

Slide Slide
InicioEsportesVovó de 81 anos é recordista mundial em corridas

Vovó de 81 anos é recordista mundial em corridas

Aos 81 anos, Jeanne Daprano não para e pretende ir cada vez mais longe com a corrida. A professor aposentada ainda corre em competições, quebrando recordes mundiais e assumindo novos desafios.

“A coisa que estou aprendendo sobre envelhecimento é inevitável”, disse Jeanne à CNN. “Eu não vou escapar disso. Há duas maneiras de ir: você pode pressionar ou desistir. Eu quero voltar para 50, 40? Não. Porque eu acho que o melhor ainda está por vir.”

“Estou aqui nesta faixa etária, de 80 a 84 anos, e no mundo inteiro, há poucas mulheres atletas”, disse Daprano. “A sensação de estar em forma em qualquer idade é um verdadeiro presente, uma bênção”.

A corredora cresceu em Iowa e se mudou para a Califórnia, onde foi professora do ensino fundamental. Lá ela começou a correr para acompanhar seus alunos. “Eu fiz meus alunos se exercitarem antes de estudarmos de manhã e depois nos condicionarmos durante o dia”. Ela começou a correr competitivamente com corridas de 5K e 10K antes de se mudar para a pista.

LONGEVIDADE
Um estudo recente mostrou que hábitos saudáveis ​​como exercícios, ajudam a prevenir doenças cardíacas e podem acrescentar até uma década à sua vida – se não mais.

Lyle Ungar, pesquisador do Departamento de Computação e Ciência da Informação da Universidade da Pensilvânia, estuda os dados por trás do tempo de vida. O exercício físico é um dos fatores que mais impactam a longevidade e, por acaso, é um dos fatores sobre os quais temos mais controle.

“Os primeiros 20 minutos de exercício por dia provavelmente lhe garantem dois anos de expectativa de vida extra”, disse Ungar à CNN. “É claro que uma vitória. Os segundos 20 minutos por dia provavelmente te compram mais um ano.”

Jeanne diz que a corrida tamém não é para que viva até 100. “Eu estou fazendo isso para ser o melhor que posso ser hoje.”

 

Rodrigo Leitão
Editor-Chefe do site
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes