Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Slide Slide
InicioJoaçabaVistoria do Ministério da Saúde marca a conclusão de mais uma etapa...

Vistoria do Ministério da Saúde marca a conclusão de mais uma etapa da obra da Radioterapia do HUST

Uma equipe do Ministério da Saúde (MS) esteve em Joaçaba, nesta terça-feira (26), para vistoriar a obra de implantação de solução de Radioterapia no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A visita técnica foi acompanhada por diretores da Instituição, engenheiros e representantes da empresa executora.

O objetivo da vistoria foi a emissão do Termo de Recebimento Provisório (TRP) da obra. Com a parte civil finalizada, a partir de agora outras etapas precisam ser cumpridas pelo Hospital para o Termo de Recebimento Definitivo (TRD). A previsão, conforme os técnicos do MS, é de que isso ocorra em 90 dias.

O acelerador linear já está em fase de instalação. Na sequência, deve ser feito o comissionamento do equipamento para o Hospital solicitar a licença de operação à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM). Existe um cronograma para essas ações”, explica Thiago Rodrigues, coordenador do Comitê Executivo do Plano de Expansão da Radioterapia do MS.

O diretor-geral do HUST, Alciomar Marin, ressalta que o Hospital está providenciando os trâmites burocráticos para respeitar todas as etapas e prazos estabelecidos pelo MS. A previsão, segundo ele, é viabilizar o serviço de Radioterapia em Joaçaba no primeiro trimestre de 2023.

Cumprimos mais uma etapa desse importante projeto, com a obra civil praticamente pronta, mas alguns passos ainda precisam ser seguidos. Além da habilitação por parte da CNEM e demais encaminhamentos junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, compete ao Hospital a aquisição do mobiliário e equipamentos de informática e a contratação e capacitação dos profissionais que atuarão no serviço”, enaltece Marin.

SAIBA MAIS

A ordem de serviço para a implantação de solução de Radioterapia em Joaçaba foi assinada em setembro de 2020, sendo o Ministério da Saúde o responsável pela execução e fiscalização da obra. A construção, que faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia, tem investimento de mais de R$ 14,1 milhões. O terreno, nas proximidades do campus 1 da Unoesc, foi disponibilizado pela Fundação Universidade Oeste de Santa Catarina (Funoesc).

Inicialmente, a Radioterapia funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia e totalizando 640 sessões mensais. Conforme a demanda, a capacidade de oferta do tratamento radioterápico poderá ser ampliada para até quatro turnos, 1.600 sessões pacientes/mês e 80 pacientes/dia. Hoje, esse público se desloca para Chapecó, Lages e outros centros para o tratamento.

Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense, que abrange 55 municípios do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste. A população contemplada é de aproximadamente 622 mil habitantes.

(Fonte Unoesc Joaçaba)

Redação RD
RAÍZES DIÁRIO - Fundado em 15 de fevereiro de 1996. O jornal Raízes Diário circula quinzenalmente. Em 2000, o RD passou a circular semanalmente. Em 2001 é fundada a Gráfica Raízes e a impressão passa a ser própria. Em 17 de abril de 2006, o jornal começa a circular diariamente de segunda à sexta-feira. Em maio de 2008, o RD mudou-se para a Rua Egídio Vencato, no bairro Boa Vista, onde está hoje no número 257. Neste mesmo ano, Joaçaba completa 91 anos e o jornal Raízes Diário lança a Edição Especial de Aniversário do Município. Em setembro de 2017, o RD lança as editorias especiais Estilo, Raízes Decor, Raízes Motor e Raízes Gourmet. Aos 22 anos, em fevereiro de 2018, o RD lança o site multimídia. Telefone/Whatsapp: (49) 9.9996-4244. E-mail da Redação: jornalismo@raizesdiario.com.br / E-mail do Comercial: raizesdiario@raizesdiario.com.br / Redes Sociais (Facebook, Instagram e Twitter): @raizesdiario
Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes