Terça-feira, Agosto 16, 2022

Slide Slide
InicioAgroUniversitários beneficiam escolas com canteiros para horta comunitária

Universitários beneficiam escolas com canteiros para horta comunitária

Da Redação

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, beneficiados com bolsas do Artigo 170, desenvolveram mais uma edição do projeto de extensão “Hortas Comunitárias”. A iniciativa, orientada pela professora Maiara Foiato, foi realizada ao longo do semestre no Centro Educacional Frei Bruno (Cefrei), de Joaçaba.

As atividades reuniram cerca de 12 acadêmicos que participaram da delimitação e montagem dos canteiros. Em três etapas de realização, o projeto já beneficiou também a Casa de Acolhida Coração de Rua de Herval d’ Oeste, orientada pela professora Angela Zamboni Piovesan, e o Hospital São Roque de Luzerna. A intenção é dar continuidade às atividades na Escola Cefrei e estender a parceria para outras instituições que estiverem interessadas. “A ideia surgiu, pois, as pessoas que conheciam o trabalho desenvolvido no laboratório de Engenharia Civil se interessavam e pediam doações dos corpos de prova de concreto para execução de canteiros em suas casas. Pensou-se então, em aproveitar estes resíduos para beneficiar várias pessoas/entidades. O concreto é um material de grande resistência e a estrutura dos canteiros fica bem rígida, portanto, demanda pouca manutenção”, afirmou a professora do curso Maiara Foiato.

Para o desenvolvimento da atividade, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre o assunto com as professoras do curso de Biologia Fernanda Maurer D´Agostini e Marcelina Mezzomo Debiasi. Depois disso, selecionaram e levaram para o local os corpos de prova de concreto onde foi feita a delimitação dos canteiros, montagem, preparação da horta. Nas edições da Casa de Acolhida Coração de Rua e o Hospital São Roque realizou-se também o plantio de hortaliças, sendo que as mudas foram providenciadas por professores e acadêmicos que se disponibilizaram a ajudar. As ferramentas necessárias para execução da atividade foram viabilizadas pelas entidades. “A atividade proporcionou a interação entre os acadêmicos e professores da Unoesc e educadores das escolas e instituições públicas/filantrópicas. Além de incentivar a formação de profissionais mais humanizados e com visão sustentável”, destacou a professora.

Rodrigo Leitão
Editor-Chefe do site
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes