terça-feira, abril 16, 2024

HomeColuna Saca RolhaUm brinde a Joaçaba!

Um brinde a Joaçaba!

  Aniversário se comemora com um bom espumante. Neste fim de semana, celebre a nossa cidade com um brut da Panceri, que você encontra na adega do Supermercado Colmeia Frei Bruno. Este é um espumante aqui da região que está ganhando mercado e conquistando prêmios nos principais concursos realizados no país

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Para celebrar o aniversário de Joaçaba, vou destacar uma das melhores, mais bem elaboradas e ousadas bebidas produzidas na região Meio Oeste de Santa Catarina. Falo do inusitado e saboroso Espumante Panceri Brut Champenoise Sauvignon Blanc, produzido em Tangará. Ele foi elaborado com vinho base obtido a partir de uvas da variedade Sauvignon Blanc e produzido pelo método tradicional, de segunda fermentação na garrafa, conhecido internacionalmente como champenoise, pelas mãos do hábil enólogo Marcel Salante, que também atua na vinícola Santa Augusta, de Videira.

Por ter sido criado pelo método champenoise, esse espumante já exige um tratamento mais requintado, pois ganha características mais gastronômicas e, embora a Sauvignon Blanc origine vinhos mais leves, neste caso específico proporciona excelente harmonização com queijos frescos e de cura breve, massas com molhos brancos e risotos.  É especialmente recomendável com frutos do mar, e até com doces e tortas – pois é leve, mas estruturado, apesar do baixo teor alcoólico de 11,6% por litro.

Mas, se você gosta de experiências ricas em sensações, prove este espumante com  legumes, vegetais e ervas verdes, como salada de abobrinha, salada de pepino com iogurte, quiche de aspargos verdes, salsinha, alecrim, manjericão, coentro, hortelã e molho pesto (aquele macarrão do macarrão).

Ao apreciá-lo, você vai sentir aromas florais (flores brancas!) e frutados (limão taiti, maçã verde, aspargos, maracujás, manga e pêssegos, ), além de especiarias e amêndoas, que vêm da mineralidade da uva. Em Santa Catarina, a grande uva branca é esta, dadas as características do solo nas terras de altitude.

Espumante Panceri Brut Champenoise Sauvignon Blanc, especificamente, aparenta limpidez e brilho, num amarelo dourado e com  espuma abundante. A perlage (as bolinhas) mostra borbulhas finas, ativas, numerosas de grande persistência, o que caracteriza elevada qualidade da bebida. Esse espumante tem uma acidez (provoca salivação) bem equilibrada e proporciona um final de boca com frutas cítricas.

Deve ser servido a uma temperatura de 8° C e, para isso, deve ser aberto a 6 graus. Custa na faixa de R$ 47,00. Uma garrafa serve 9 taças de 75 ml ou seis taças tradicionais, de 18ml.

 

 

 

Posts semelhantes

Posts recentes