Domingo, Agosto 14, 2022

Slide Slide
InicioCulturaSiticom promove Seminário Saúde e Segurança nesta quinta-feira

Siticom promove Seminário Saúde e Segurança nesta quinta-feira

Claudia Mota
jornalismo@raizesdiario.com.br

Simulado com acidente em altura encerrou o programa Café Consciente 2016. Foto Siticom Joaçaba/Divulgação

Com o objetivo de aprofundar a conscientização dos empresários e trabalhadores da construção civil, além de manter o índice zero de acidentes, que marcou os últimos dois anos do setor na região de Joaçaba, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Siticom) de Joaçaba promove nesta quinta-feira, dia 5, às 19h, o Seminário Saúde e Segurança dos Trabalhadores da Construção Civil, com Rodrigo Campos de Oliveira, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego.  Oliveira abordará a fiscalização e responsabilidade na construção civil. O seminário será na sede do CREA em Joaçaba. O seminário contará com a presença do Ministério Público do Trabalho, além de trabalhadores, empresários e comunidade em geral.

Pedro Nogueira, presidente do Siticom de Joaçaba, explica que “segurança do trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Estas medidas visam a integridade física e metal dos colaboradores e diminuição de acidentes fatais.”

O Siticom Joaçaba realiza, desde 2016, um amplo trabalho de conscientização dos trabalhadores, empresários e a sociedade para a temática de Saúde e Segurança. “Entre as ações, o Siticom promoveu o Café Consciente, programa de capacitação que atingiu mais de 700 trabalhadores e se tornou referência estadual. O programa Joaçaba Sem Mortes capacitou trabalhadores nas NR 18 e NR 35, que foi destaque do programa Trabalho Seguro. Além de cartilhas educativas, palestras e elaboração de um CD com músicas educativas com tema Saúde e Segurança”, citou Nogueira.

Junto com a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba (CISTT), o Siticom Joaçaba articulou a criação da Lei Nº 5076 de 6 de abril de 2017 que instituiu a campanha Abril Verde, de prevenção aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, em Joaçaba, de autoria do vereador Sergio Favretto.

O Siticom faz a adesão ao mês de prevenção e organizou uma série de atividades. Entre elas, no dia 2 de abril, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho por meio da Procuradoria de Joaçaba, lançou o Kit Abril Verde, que é uma coletânea de revistas em quadrinhos. O lançamento acontece na última segunda-feira, dia 2, na Câmara de Vereadores de Joaçaba.

Siticom em Ação acontece no dia 14 de abril

Em parceria com o Instituto Federal Campos Luzerna, o sindicato realiza o Siticom em Ação no dia 14 de abril, na Praça Adolfo Konder, em Joaçaba. Na ação, o sindicato oferecerá a população uma gama de serviços e esclarecimentos sobre Saúde e Segurança no Trabalho.

Redação RD
RAÍZES DIÁRIO - Fundado em 15 de fevereiro de 1996. O jornal Raízes Diário circula quinzenalmente. Em 2000, o RD passou a circular semanalmente. Em 2001 é fundada a Gráfica Raízes e a impressão passa a ser própria. Em 17 de abril de 2006, o jornal começa a circular diariamente de segunda à sexta-feira. Em maio de 2008, o RD mudou-se para a Rua Egídio Vencato, no bairro Boa Vista, onde está hoje no número 257. Neste mesmo ano, Joaçaba completa 91 anos e o jornal Raízes Diário lança a Edição Especial de Aniversário do Município. Em setembro de 2017, o RD lança as editorias especiais Estilo, Raízes Decor, Raízes Motor e Raízes Gourmet. Aos 22 anos, em fevereiro de 2018, o RD lança o site multimídia. Telefone/Whatsapp: (49) 9.9996-4244. E-mail da Redação: jornalismo@raizesdiario.com.br / E-mail do Comercial: raizesdiario@raizesdiario.com.br / Redes Sociais (Facebook, Instagram e Twitter): @raizesdiario
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes