quinta-feira, abril 25, 2024

HomeColuna Saca RolhaSemana que vem tem Dia Nacional da Sobremesa!

Semana que vem tem Dia Nacional da Sobremesa!

Todo dia é celebrado alguma data especial e na próxima quarta-feira, 9 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Sobremesa. OU seja, uma ótima desculpa para fugir da dieta e saborear os doces acompanhados de bons vinhos. Confira as harmonizações!

Foto Divulgação

BRIGADEIRO

Doce tipicamente brasileiro, feito à base de chocolate.  Seus ingredientes (cacau, leite, gordura e açúcar) solicitam harmonização forte, para que o doce não sobressaia no paladar. São alimentos ácidos, e o vinho deve ter a mesma inensidade do chocolate. Nesse caso, os indicados são Vin Santo, Jerez feito de uva Pedro Ximene e Marsala.

BANANA CARAMELADA

Banana se harmoniza como o coco, por sua densidade. Moscatos Giallo, Moscatel de Setúbal e um vinho mais denso de colheita tardia ficariam bem. Pelo caramelo, é possível combinar com um Porto Tawny 20 anos e um Tokaj 5 Puttonyius.

CRÈME BRÛLÉE

O Crème Brûlée é uma das sobremesas francesas mais conhecidas. É uma receita feita com creme de baunilha e coberto por camada de açúcar gratinada com um maçarico que queima o açúcar, criando uma crosta. Para sua harmonização, o melhor vinho é o de colheita tardia ou o Sauterne.

CREME DE PAPAYA COM CASSIS

Sobremesa leve pede vinhos leves. Até porque, o que predomina é o mamão, já que o licor entra na dosagem mínima para aromatizar e dar um toque etílico sutil. Experimente com Moscatel tipo Asti, espumante demi-sec, vinhos de colheita tardia e até um Porto Branco.

DOCE DE ABÓBORA

O doce de abóbora é um doce típico da culinária brasileira. A origem do doce é incerta. Dizem que surgiu no Rio Grande do Sul, mas mineiros e cariocas reivindicam sua paternidade. A tendência adocicada da abóbora sugere um espumante demi-sec, porém o mais indicado é o vinho tradicional de sobremesa elaborado com uvas de colheita tardia, também chamado de late harvest .

FRUTAS TROPICAIS

Sobremesas com frutas tem sabor delicado. Doces à base de maçã, pêssego, abacaxi, salada de frutas, etc, pecisam de um acompanhamento mais leve e refrescante. Nesse caso, os espumantes moscatéis, os astis, são os mais indicados. Mas, se você tiver o paladar apurado, experimente também com sauterne.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Aqui é a clássica harmonização com vinhos fortificados e tintos. O cacau, a gordura e o açúcar pedem algo mais forte, com mais acidez, aroma e sabor marcante: Marsala, Porto Tawny 20 anos, Vinho Madeira, Vin Santo e o grego Mavrodaphne.

Foto Divulgação

PUDIM DE LEITE

Sobremesas com doce de leite e açúcar apresentam acidez muito elevada. Por essa razão, devem ser acompanhadas por uma bebida no mesmo nível, para que o doce não fique enjoativo. Por ser extremamente açucarado, esse tipo de doce pede uma bebida que enfrente essas características. O indicado, então, é um rótulo com muita acidez para não deixar a sobremesa pesada. A melhor escolha é um vinho frutado, com aromas de frutas secas, para aveludar o paladar; de preferência espumantes (demi-sec ou asti) e vinhos de colheita tardia amanteigados, como os Riesling e Gewürztraminer. Essa harmonização também serve para churros, doce de leite com queijo e alfajor. Experimente também o acompanhamento de sauterne, Tokaji mais leve, Moscatel de Setúbal e Porto branco.

Foto Divulgação

SAGU

Doce gaúcho criado pela mistura de vinho e mandioca (bolinhas). Sua origem pode ser nas terras das Missões e pode ter sido criado por índios e italianos. Espumantes moscatéis, tipo asti, dão um frescor ainda maior a essa sobremesa, que pode também ser acompanhada por um demi-sec ou um Porto Ruby, que é mais frutado devido ao pouco contato com o armazenamento em madeira.

SORVETE

Para os sorvetes de chocolate ou baunilha, a opção é mais restrita: Porto Tawny. Já para os sorvetes de fruta o melhor é um Moscato D´Asti ou um moscatel brasileiro do Paralelo 8 (Vale do São Francisco). Mas você pode acompanhar por espumante demi-sec sem medo.

TIRAMISÙ

Sobremesas com café pedem vinhos mais licorosos, por serem uma bebida com gostos e aromas de envelhecido. Marsala, Vin Santo, Porto de 10 ou 20 anos, Vinho Madeira , Tokaj 6 puttonyos.

TORTA DE MAÇÃ

Vinhos meio doces ou demi-sec casam bem com sobremesas não muito doces como torta de maçã. Escolha vinhos de colheita tardia elaborados com uvas Riesling ou Gewürztraminer da região da Alsácia.

Posts semelhantes

Posts recentes