quinta-feira, abril 25, 2024

HomeJoaçabaSaiba onde buscar atendimento em caso de suspeita de covid-19

Saiba onde buscar atendimento em caso de suspeita de covid-19

Você sabia que os moradores de Joaçaba podem buscar atendimento em quatro tipos de estabelecimentos quando estiverem com sintomas de síndromes gripais? As Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Triagem, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Herval d’Oeste e o Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST estão aptos a realizar o acolhimento de pacientes com suspeita de covid-19.
Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.
Veja a seguir as atribuições de cada um desses locais:

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Considerada a porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde, as unidades básicas de saúde (UBS) devem ser procuradas por pacientes com sintomas de síndromes gripais leves e oferecem atendimentos com livre demanda, sem agendamento, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
No local o paciente será submetido à consulta médica ou de enfermagem, anamnese, exames físicos, além de poder realizar testes rápidos e retirada de alguns tipos de medicamentos. 
Também poderão procurar o local pacientes assintomáticos que tiveram contato direto com pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o dia 11 de janeiro, as Unidades de Saúde do Município trabalharão em regime de escala, da seguinte forma:
ESF Santa Terezinha (atenderá também a população do ESF Centro I);
ESF Santa Tereza (atenderá também a população do ESF Frei Bruno);
ESF Vila Remor (atenderá também a população do ESF São Brás);
ESF Vila Pedrini (atenderá também a população do ESF Centro II);
UBS Clara Adélia (atenderá também a população do ESF Nossa Senhora de Lourdes) e
UBS Santa Helena e Nova Petrópolis.

CENTRO DE TRIAGEM
O Centro de Triagem para Síndromes Gripais, localizado na Rua Roberto Trompowsky, ao lado do Teatro Alfredo Sigwalt, tem o objetivo de auxiliar com a alta demanda das Unidades de Saúde, UPA e HUST e ampliar o atendimento de pessoas com sintomas leves de síndrome gripal, fazendo o diagnóstico e o tratamento precoce.
A demanda é aberta, ou seja, podem ir direto ao local pessoas com sintomas leves de síndromes gripais.
O Centro faz o acolhimento, a classificação de risco, consulta médica, testes para a covid-19, dispensação de medicamentos, estabilização e até encaminhamentos para outro ponto de atenção, quando necessário.
Para o atendimento é necessário levar documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS. A equipe de profissionais é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e pessoal de apoio.
O funcionamento do Centro de Atendimento às Síndromes Gripais ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

UPA e HUST
Enquanto o Centro de Triagem e as Unidades de Saúde atendem casos com sintomas leves, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST são preparados para receber casos mais graves, compreendendo sintomas como febre dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
Por ser uma rede de urgência e emergência, funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para mais informações, ligue no telefone (49) 3521-1555.

Posts semelhantes

Posts recentes