sábado, abril 20, 2024

HomeCulturaRicardo Puccetti enriquece encontro de palhaçaria

Ricardo Puccetti enriquece encontro de palhaçaria

O projeto núcleo RIsco de Pesquisa em Palhaçaria aconteceu em Joaçaba e região, contou com três atividades artísticas. A primeira atividade aconteceu entre os dias 4 a 9 de abril, em Joaçaba, a oficina “Criação de Números para Palhaçes”, ministrada por Ricardo Puccetti, palhaço e pesquisador do Lume teatro de Campinas/SP.

A oficina foi direcionada a palhaços e palhaças atuantes dentro da palhaçaria no Estado de Santa Catarina, com profissionais procedentes de diversas regiões do estado como Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Todos (as) esses (as) profissionais da área da palhaçaria puderam desenvolver durante o curso cenas sob a orientação de Ricardo Puccetti, sendo estas cenas provenientes da pesquisa individual de cada artista. Participantes dessa edição da oficina: João Tomaz Santos, Fabio Luiz Libardi, Ingrid Alfonso Lucas, Gilmara Bizinela, James Beck, Juliano do Prado, Emeli Barossi, Pedro Torres, Manon Alves, Vanessa de Matos, Sidney Michael Dietrich, Fausto Graeff Campoli e Tiana Godinho de Azevedo.

Houve como forma de contrapartida social no dia 8 de abril, a exibição gratuita do filme “Hotxuá: O palhaço sagrado”, no espaço Artístico MovArt em Joaçaba.  O encerramento do projeto foi com a apresentação do “Cabaré Núcleo Risco” na praça da cidade de Vargem/SC no dia 9 de abril.

O Grupo teatral Reminiscências, coordenador do projeto, ressalta que “esse encontro foi extremamente enriquecedor para a palhaçaria em Santa Catariana, pois Ricardo Puccetti além de ser uma referência nacional no assunto, é também um profissional que agregou grandemente nos trabalhos de todos (as) os artistas presentes no evento. Essa oficina movimentou a economia local e terá efeito multiplicador, haja vista que cada artista voltou para sua cidade com um trabalho desenvolvido a partir desta oficina.”

Este é um projeto Realizado pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes Populares – Edição 2020.

(Fonte Grupo Teatral Reminiscências)

Posts semelhantes

Posts recentes