Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Slide Slide
InicioCasa e DecorQUARTOS MONTESSORIANOS

QUARTOS MONTESSORIANOS

 
Decoração de quarto infantil inspirada no conceito de educação para crianças é a nova tendência nos grandes centros do Brasil e do mundo. Iniciativa promove estímulos para bebês de primeira infância, aguçando os sentidos e interesse nos desafios

Os quartos montessoriano possibilitam o desenvolvimento da criança antes mesmo de ela chegar ao jardim ou à creche. A arquiteta carioca Ciça Ferracciú explica que o princípio deste conceito na decoração moderna  faz com que o espaço responda às necessidades da criança em cada fase, ajudando no crescimento, no desenvolvimento e no estímulo à criatividade. “A ideia é que o pequeno se baste naquele espaço e possa usá-lo de forma a estimular os sentidos”, diz ela. O arquiteto Fernando Santos salienta que, como bebês pequenos se desenvolvem rapidamente, durante um ano pode ser necessário mudar o layout ou parte do mobiliário do quarto de três a quatro vezes, renovando seus estímulos e interesses nos desafios.

A seguir, saiba como utilizar a decoração montessoriana na sua casa

CAMA

Deve ser pensada na escala infantil, de modo que a criança possa realizar sozinha as tarefas comuns, como subir e sair da cama, sem acidentes.

DISPOSIÇÃO

A cabeceira pode fazer o papel de revisteiro. O armário pode ter, por exemplo, uma porta com quadro-negro para estimular a criatividade. Já as prateleiras podem ser mais baixas, ao alcance da criança. E vale pôr um espelho (inquebrável) baixo para que o pequeno possa se reconhecer.

Brinquedos e livros

O importante é que o local seja próximo ao chão no início da fase de engatinhar, mas possa ser elevado em seguida para estimular a criança a escalar e ficar de pé.

 

Rodrigo Leitão
Editor-Chefe do site
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes