sexta-feira, março 29, 2024

HomeCasa e DecorQual é a melhor panela para você?

Qual é a melhor panela para você?

Quem cozinha sabe que a panela ideal ou mais apropriada pode fornecer um resultado muito melhor no preparo dos alimentos. Esta semana, trazemos três modelos de panelas para vocês encontrar a que melhor serventia terá na sua cozinha.

 

CERÂMICA
Fáceis de limpar e antiaderentes, as panelas de cerâmica prometem ser atóxicas e conservam bem o calor, indicadas para cozimentos longos. Podem aparecer como 100% cerâmica, com revestimento antiaderente ou apenas com revestimento cerâmico. O mais importante é verificar, na hora da compra, se a panela tem certificado de atoxidade, o que comprova que ela não irá liberar substâncias tóxicas.

 

 

INOX
“Esse modelo de panela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, que aumentam a migração do níquel. Panelas de inox não são indicadas para fazer frituras porque esse procedimento aumenta a migração de níquel da panela para o alimento”., alerta Cátia.

 

 

ALUMÍNIO
Diversos estudos mostram que a dissolução deste mineral para o alimento é menos do que 3% do limite admissível. Por isso, panelas de alumínio podem ser utilizadas sem prejuízo para a saúde, mas devem ser trocada periodicamente. Comidas ácidas como molhos e vinagrete não devem ser preparadas nestas panelas pelo risco de contaminação.

 

 

 

ESMALTADA
Não libera resíduos e impede a proliferação de bactérias. Por isso é recomendada para preparo de alimentos de recém-nascidos. Ao sinal de desgaste deve ser trocada.

 

 

 

TEFLON OU ANTIADERENTE
Muito popular, a panela de teflon é relativamente barata e facilita o preparo por ser antiaderente. Para manter a superfície intacta, utilize sempre utensílios de silicone. Se a panela começar a descascar, o indicado é substituí-la o mais rápido possível para evitar a contaminação dos alimentos. Novas são uma boa opção, mas devem ser trocada em caso de arranhões. Devem ser utilizadas sempre em fogo baixo para evitar que os resíduos se soltem. As antiaderentes são ideais para preparos que envolvam pouco ou nenhum óleo..

 

 

BARRO
Indicada principalmente para o preparo de sopas e caldos, por manter o calor por mais tempo, a panela de barro também não apresenta riscos à saúde. Pode ser mais difícil de limpar por apresentar uma superfície porosa.

Posts semelhantes

Posts recentes