Olá leitor, me chamo Thiago Silva dos Santos, tenho 24 anos e sou formado em Comunicação Social. Sou atuante em políticas públicas voltadas aos jovens na busca do seu desenvolvimento e crescimento. E chamo a sua atenção, para ser replicador da mensagem importantíssima aqui presente aos jovens. A partir das minhas experiências com crianças, adolescentes e jovens no Brasil e Europa, pude ampliar minhas experiências/vivências em relação ao comportamento que diferentes faixas etárias exercem na vida em busca da decisão certa a se tomar para obter sucesso. Hoje o que mais escuto dos jovens, é um grito de socorro para se encontrar, orientar, evoluir e se manter num foco rumo aos objetivos.
A nossa mente segue sendo um verdadeiro campo de batalha, a preocupação sobre que os outros vão pensar, e/ou até mesmo aquela voz que fica na nossa cabeça nos frustrando, nos dizendo que é impossível, que não iremos conseguir ou que fracassaremos, tem bloqueado os jovens a se desafiarem em prol do desenvolvimento mental. Entendo que, atualmente, devido ao avanço das tecnologias e muitos outros meios de distrações, se manter no caminho que irá realizar os nossos sonhos, tem sido difícil.
Ser persistente e manter o foco exige muito esforço e determinação, talvez seja esse o ponto que tenhamos de trabalhar mais com nossos jovens. DETERMINAÇAO. Temos que transformar nossos sonhos em objetivos, para que em momentos fácies ou difíceis não perdemos o controle. Somos muitos poderosos, para obter sucesso temos de ter uma decisão. Para isso, é necessário ter uma visão clara desses objetivos, criar rotinas e ter controle dessa jornada que é individual. Transformar todos os dias mudanças de comportamento, pensamento, resiliência para inovar e avançar seus planos. Uma força de compromisso contra suas vontades imediatas. Então meu jovem, todo santo dia é necessário se fortalecer, porque, sentimentos, amigos, momentos e outros vão querer te paralisar.
Mas Thiago, por que está me falando isso? Tenho procurado despertar nos jovens a ambição em querer vencer, a conhecer países, estados e cidades diferentes, estudar línguas estrangeiras, ter uma imersão cultural, independência emocional, responsabilidades, autocontrole, autoconhecimento e contribuir no desenvolvimento comunitário. Mas não é suficiente, porque é preciso entender os motivos de querer tudo isso. Quando tenho conhecimento do porquê é importante estudar se direcionar o meu foco, começo a ter a visão clara desses objetivos, sentir que vale a pena o esforço e sacrifício e aí sim é possível entender que não há nada que não possa ser alcançado.
Hoje uso muito das minhas experiências pessoais para aconselhar quem me procura, tento ser o mais prático e empático possível, justo por entender que já passei e ainda passo por momentos de reflexões se estou no caminho certo ou não. Ainda aos 18 anos, atuei muito junto aos Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes e sempre me fiz muito o questionamento sobre estas questões, e tendo um confronto com diversas debilidades e fraquezas proporcionadas por sentimentos e desejos momentâneos, que muitas vezes prejudicavam no processo de avanço naquela etapa.
Entendemos que enfrentamos realidades diversas em nosso País, que muitas oportunidades que aparecem para mim, não são as mesmas que aparecem para meu colega. Não podemos romantizar as dificuldades, vivências e histórias. Porque semanalmente, vejo lágrimas nos olhos de quem está honrando sua história, lutando, acreditando e querendo ser grande, pelo simples fato de merecer uma vida melhor.
Sempre digo, “Seja Protagonista da sua História”, “Faça o bem”, “Seja um anjo do bem”. Acredito muito que tudo o que escrevi acima, desde o início. Está muito atrelado aos nossos princípios, comportamentos e muito a energia e essência em querer ser diferente e fazer acontecer. Eu fico feliz em compartilhar desse pensamento com vocês e espero incentivar as pessoas a não desistirem dos seus sonhos. Que apesar das dificuldades se sobressaírem, lutar e ter responsabilidades sobre nossas vidas tem sido o gás de fortalecimento para avançar e seguir em frente.
Eu te chamo a ser mensageiro na vida de outros jovens, incentivando-os a caminhar no caminho de evolução e crescimento. E pode ser passo a passo, degrau por degrau. Ser esse anjo do bem que faz despertar essa luz no outro. Tem muitos jovens precisando ser ouvidos, precisando de uma mensagem e que nem sempre prestamos atenção a isso. Finalizo deixado essa reflexão de tudo o que escrevi, a importância do fortalecimento pessoal nesse processo de qual caminho percorrer.