21.8 C
Joaçaba
Segunda-feira, Janeiro 17, 2022
spot_img
InicioInovaçãoNos 104 anos de Joaçaba, um olhar para a inovação como futuro...

Nos 104 anos de Joaçaba, um olhar para a inovação como futuro da nossa região, por Ricardo Antonello e Luana Martins

Foto Arquivo Pessoal

Foto Arquivo Pessoal

por Ricardo Antonello, diretor do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale sede administrativa do Polo Inovale e Luana Martins, do Marketing do Polo Inovale.  

Nesta edição especial de aniversário da nossa querida Joaçaba, olhamos um pouco para trás, quando um grupo de pessoas perseverantes criava um movimento, que hoje chamamos de Polo Inovale, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento regional por meio de uma nova matriz econômica, a inovação. 

O que era sonho tornou-se realidade e o futuro cada vez mais promissor. Além de estar presente em 22 municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, hoje contamos com uma estrutura incrível que é o Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale, sede do Polo Inovale, com 2400m² para receber empreendedores inovadores e empresas que acreditam no ecossistema de inovação. São 28 empresas residentes, 22 startups incubadas nos primeiros quatro meses de atividades na Incubadora Joaçaba e que já movimentaram mais de 1,2 milhões de reais mesmo durante a pandemia. 

Mais de 150 pessoas circulam diariamente no prédio, que conta com espaços disponíveis para uso da comunidade, espaços colaborativos, salas de reunião e coworking. Estar inserido no ecossistema de inovação é uma alternativa para empreendedores desenvolverem seus negócios, fazer networking e mergulhar nas oportunidades que essas conexões oferecem. 

Nos últimos meses articulamos grandes parcerias para que o Centro de Inovação Inovale integre espaços com outras instituições, como Unoesc, Sebrae, Sicredi e Acioc. Além disso, fortalecemos o relacionamento com habitats de inovação, como a Incubadora tecnologia de Luzerna (ITL), o Instituto Federal Catarinense (IFC), as incubadoras de Água Doce, Campos Novos e de outras cidades. 

Estamos recebendo visitas de escolas, empresas privadas, prefeituras da região e pessoas da comunidade que desejam conhecer o espaço e os projetos que estão sendo desenvolvidos aqui. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promovemos ações como o Programa Nascer, no qual qualquer pessoa acima de 18 anos residente no estado pode inscrever uma ideia inovadora e receber auxílio no desenvolvimento do seu negócio de forma gratuita. 

É uma colaboração permanente entre comunidade, na busca por soluções inovadoras, e os empreendedores inovadores, criando oportunidades. Nós criamos tais conexões e inspiramos pessoas. 

Foto Divulgação/Polo Inovalle

Mais informações no site https://www.poloinovale.com.br/ ou venha conhecer pessoalmente as instalações do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale, sede do Polo Inovale, que está localizado na Rua Antônio Adolpho Maresch, 68, no bairro Flor da Serra, Joaçaba. Agende sua visita pelo telefone: (49) 3521-0692

Redação RD
RAÍZES DIÁRIO - Fundado em 15 de fevereiro de 1996. O jornal Raízes Diário circula quinzenalmente. Em 2000, o RD passou a circular semanalmente. Em 2001 é fundada a Gráfica Raízes e a impressão passa a ser própria. Em 17 de abril de 2006, o jornal começa a circular diariamente de segunda à sexta-feira. Em maio de 2008, o RD mudou-se para a Rua Egídio Vencato, no bairro Boa Vista, onde está hoje no número 257. Neste mesmo ano, Joaçaba completa 91 anos e o jornal Raízes Diário lança a Edição Especial de Aniversário do Município. Em setembro de 2017, o RD lança as editorias especiais Estilo, Raízes Decor, Raízes Motor e Raízes Gourmet. Aos 22 anos, em fevereiro de 2018, o RD lança o site multimídia. Telefone/Whatsapp: (49) 9.9996-4244. E-mail da Redação: jornalismo@raizesdiario.com.br / E-mail do Comercial: raizesdiario@raizesdiario.com.br / Redes Sociais (Facebook, Instagram e Twitter): @raizesdiario
Mais publicações
- Advertisment -spot_img

Mais populares

Comentários recentes