sábado, abril 20, 2024

HomeEsportesMeninas de Joaçaba invadem o Judô

Meninas de Joaçaba invadem o Judô

  Na academia do Sesc, na cidade, elas já representam um terço do total de alunos. Faixa etária trabalhada de 7 a 13 anos apresenta ótimo desempenho, segundo avaliação dos professores

Judô não é um esporte só para meninos! No Sesc em Joaçaba, a procura pela prática da modalidade pelas meninas vem crescendo e hoje elas representam um terço do total de alunos. De acordo com a sensei (instrutora de Judô) Danieli Schaly, na faixa etária trabalhada (7 a 13 anos), as meninas e os meninos apresentam um desempenho motor bastante semelhante na realização dos movimentos. “Ou seja, a menina é tão forte e ágil como o menino, por isso a aula se torna mais divertida e atrativa, em que todos lutam, brincam e interagem sem que haja diferença de gênero. O essencial é sempre o estímulo do respeito e da interação de todos: menino, menina, mais jovem, menos graduado, mais leve, mais pesado, mais baixinho. Por isso que o judô é um esporte para todos”.

O professor Jigoro Kano, fundador do judô, foi um grande incentivador da modalidade para meninas, pois ele acreditava que além de ser um excelente método de defesa pessoal, o esporte foi idealizado para ser uma poderosa ferramenta de auto aperfeiçoamento para qualquer pessoa, meninos e meninas. Para Kano, o judô era muito mais que um estilo de luta, ele instigava seus alunos a buscarem o máximo desenvolvimento físico, espiritual e mental, fortalecendo o indivíduo a fim de que ele pudesse colaborar para a construção de um mundo melhor.

Uma das alunas e discípulas de Kano foi Keiko Fukuda, referência e ícone da história do judô, difundiu a modalidade pelo mundo, incentivando a prática para mulheres e levando consigo o seguinte lema: “Seja gentil, seja amável e seja bonita, ainda firme e forte, mentalmente e fisicamente”.

SERVIÇO:
Turmas: Segunda e Quarta das 10h às 10h50. Terças e Quintas das 17h30 às 18h20 e das 18h30 às 19h20. O Sesc fina na Rua Getúlio Vargas, 285 – Centro, Joaçaba – SC, Informações pelo telefone 0800 645 5454.

Posts semelhantes

Posts recentes