sexta-feira, abril 19, 2024

HomeNotíciasMedo de falar em público é maior que o de morrer

Medo de falar em público é maior que o de morrer

Uma pesquisa publicada no fim de 2015 pelo jornal britânico “Sunday Times” revela que o medo de falar em público é maior do que o medo da morte.  O estudo indica que o “receio de falar em público” é o maior medo de 41% dos entrevistados (foram ouvidas 3 mil pessoas no Reino Unido), ficando à frente do temor de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças e da morte (19%).

Para algumas pessoas enfrentar uma plateia não é uma tarefa fácil, pode chegar a ser um desafio aterrorizante, pois sentem medo de serem avaliadas e pensam nas consequências pessoais ou profissionais dessa exposição.

Pesquisas como a divulgada pelo “Sunday Times” ajudam a mostrar que o problema é algo mais comum do que se imagina. “Quem tem dificuldades de falar em público se sente muito impotente e sozinho, pensa que é só com ele”, pontua a jornalista, locutora e consultora em comunicação Tânia Patzlaff. “Mas não é isso, muita gente possui algum nível de dificuldade ou desconforto em falar em público, seja pela ansiedade, pelo medo de gaguejar ou por não saber como se portar em frente a uma plateia”.

“A sugestão para você que se identifica com essas situações pode ser um curso de oratória que contemple conteúdos pragmáticos envolvendo a comunicação oral e corporal, o desenvolvimento do discurso, bem como a postura”, sugere a profissional. “Durante os cursos de oratória é possível perceber três pontos comuns: o receio original de decepcionar ou falhar, a falta de preparo do conteúdo e pontos de aprimoramento”, enfatiza Tânia.

A consultora também garante a chave do sucesso. “É preciso praticar. Uma vez identificado seu potencial e os pontos que precisam de ajustes, treine, treine e treine. A pessoa precisa praticar, se exercitar com a própria atividade de falar”.

Para isso, Tânia indica simular as situações de apresentação e registrar em vídeo ou áudio. Ela ressalta que todo o desenvolvimento pode ser otimizado pelo acompanhamento com fonoaudiólogo, psicólogo ou cursos em técnicas de apresentação ou expressividade da comunicação.

SERVIÇO
Curso de Oratória
Dias 31 de julho e 9 de agosto de 2018
Local: Acioc
Horário: Das 19h às 22h30
Investimento: R$ 130,00
Mais informações e inscrições: patzlaff.comunicacao@gmail.com ou 9 9128-3904.

Posts semelhantes

Posts recentes