terça-feira, abril 23, 2024

HomeNotíciasLei vai impedir consumo de cigarros nas proximidades de hospitais em Joaçaba

Lei vai impedir consumo de cigarros nas proximidades de hospitais em Joaçaba

Foto Divulgação

Em breve, fumar cigarros ou produtos similares nas proximidades de hospitais na cidade de Joaçaba será proibido. Isso porque, recebeu aprovação por unanimidade na sessão de quarta-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores de Joaçaba, o Projeto de Lei Legislativo 004/2020, de autoria do presidente José Otávio Caliari Filho, Tuti.

O presidente á havia apresentação uma Indicação neste sentido meses atrás, mas, segundo ele, ouvindo segmentos interessados optou por apresentar um projeto de lei já que, são constantes as reclamações de pacientes e de servidores dos hospitais relacionadas a fumantes que não respeitam as imediações e até entradas dos hospitais, fazendo uso do cigarro no local.

O projeto prevê que o consumo do cigarro e similares seja proibido nas proximidades dos acessos e também nos passeios públicos dos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do município. Orienta ainda que a prefeitura fixe placas de orientação nos locais e, que os infratores poderão ser penalizados em até duas Unidades Fiscais de Referencia Municipal (UFRM). A prefeitura deverá regulamentar as normas – inclusive sobre a fiscalização – e, para que efetivamente se torne lei, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito, o que poderá ocorrer nos próximos dias.

“A lei se faz necessária porque muitas pessoas não têm consciência de que a fumaça do cigarro prejudica a todos que estão próximos do fumante, especialmente em casos de doentes que acabam sendo indiretamente atingidos”, avaliou o presidente Tuti.

Instituto Scherer: outro Projeto de Lei de autoria do presidente Tuti recebeu aprovação em sessão desta quarta (9). Trata-se do Projeto de Lei Legislativo 006, que torna de utilidade pública o Instituto Scherer. O instituto, com sede em Joaçaba, tem como finalidade promover educação profissional na área de mecânica e autopeças. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário do vereador Chico Lopes.

(Fonte Assessoria de imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes