quinta-feira, abril 25, 2024

HomeCultura“Joaçaba Samba e faz história” é tema de exposição

“Joaçaba Samba e faz história” é tema de exposição

A exposição reunirá memórias das escolas de samba: Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval, Vale Samba e Aliança, e é inspirada no livro “Joaçaba Samba e Faz Escola desde 1934” do carnavalesco e pesquisador Jorge Zamoner e do jornalista João Paulo Dantas (in memorian).

O Carnaval de Joaçaba e Herval d´Oeste terá um pouco de sua história contada na  exposição “Joaçaba Samba e Faz História” a partir deste sábado, dia 26 de fevereiro, às 19h, no Centro de Eventos Unidos do Herval, e ficará aberta até dia 10 de março para comunidade em geral e com sessões guiadas para alunos da rede estadual e municipal de educação de forma inteiramente gratuita.

A exposição que é um projeto da Zamoner Produções Artísticas reunirá memórias das escolas de samba; Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval, Vale Samba e Aliança, e é inspirada no livro “Joaçaba Samba e Faz Escola desde 1934” do carnavalesco e pesquisador Jorge Zamoner e do jornalista João Paulo Dantas (in memorian). A obra faz um resgate histórico e cultural do Carnaval de Joaçaba e Herval d´Oeste desde os anos 30 com os primeiros movimentos dentro dos terreiros, passando pela formação das escolas de samba nos anos 70 até o formato atual.

Com este projeto, a Zamoner Produções Artísticas não objetiva somente fazer um resgate histórico do Carnaval de Joaçaba e Herval d´Oeste, mas ampliar o sentimento de pertencimento da comunidade para essa cultura que vêm sendo construída ao longo dos anos, provocar a comunidade escolar quanto os saberes concebidos nos barracões de uma escola de samba, dando uma infinidade de informações que servirão de subsídio para os mais diversas componentes curriculares.

Este projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

SERVIÇO
O quê: Exposição Joaçaba Samba e Faz História
Onde: Centro de Eventos Unidos do Herval
Quando: Lançamento, dia 26 de fevereiro, às 19h
Visitação: de segunda a sábado, de 3 a 10 de março, das 14h às 17h
Quanto: Gratuito

*Agendamento de visitação pelo whatsapp (48) 9 9675-0284 com o Pedro.

Posts semelhantes

Posts recentes