quinta-feira, abril 25, 2024

HomeJoaçabaJoaçaba e Herval d´Oeste estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Joaçaba e Herval d´Oeste estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Com validação do Ministério, Santa Catarina tem nova atualização do Mapa do Turismo.

Joaçaba e Herval d´Oeste fazem parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro. O resultado foi divulgado por meio do SISMAPA na última semana.

“Esta é uma importante conquista para nossa cidade, já que o Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta importante para o fomento e potencialização do setor e também possibilita que o Município receba recursos do Governo Federal para serem aplicados no desenvolvimento do turismo.”, declarou a Prefeitura de Joaçaba em rede social.

Segundo a Prefeitura de Herval d´Oeste, por meio da assessoria de imprensa, este é “um marco positivo para o município e resultado do grande trabalho e empenho no planejamento demonstrando o grande potencial que Herval d’Oeste apresenta no setor do turismo. Com esta classificação Herval d’Oeste contribuirá também no turismo Regional do Vale dos Imigrantes.”

Para participar, cada município teve que cumprir os critérios estabelecidos pela Portaria MTUR n° 41, de 24 de novembro de 2021. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

O resultado é encontrado no site www.mapa.turismo.gov.br.

SANTA CATARINA  

O Mapa do Turismo de Santa Catarina foi atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a partir da nova homologação do Ministério do Turismo. Ao todo, o Mapa conta com 146 municípios e 13 regiões turísticas validadas.

O processo de atualização do Mapa do Turismo é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur. Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios do MTur.

O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado bienalmente. Para integrar o Mapa os municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo atuante.

BENEFÍCIOS DO MAPA

Entre os benefícios do Mapa do Turismo Brasileiro está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. A categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.

Entre as principais razões para a alteração no número de municípios está a inclusão de um critério econômico nas variáveis utilizadas pelo MTur para a definição das categorias. A classificação subsidia a priorização de investimentos por programas do ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Com a nova validação, Santa Catarina obteve cinco municípios na categoria A, 13 na categoria B, 20 na categoria C, 80 categoria D e 28 na categoria E.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa.

ATUALIZAÇÃO

A partir deste ano, o mapa que tem como intuito orientar as definições de políticas públicas, terá a possibilidade de atualização com menor tempo, diferente de como acontecia nos processos anteriores.

Os gestores municipais de turismo podem atualizar as informações ou cadastrar o município a qualquer momento, em vez de a cada dois anos, como ocorria no processo anterior de elaboração de mapas turísticos. Por meio dessa medida, a plataforma de upgrade permanece aberta durante todo o ano.

Além disso, os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado Atividade Turística, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Para atualizar e realizar novos cadastros basta acessar o site www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

(Fonte Santur, Prefeitura de Joaçaba, Prefeitura de Herval d´Oeste)

Posts semelhantes

Posts recentes