Terça-feira, Agosto 16, 2022

Slide Slide
InicioEsportesINVASÃO ARGENTINA

INVASÃO ARGENTINA

Jogadores platenses são a maioria de estrangeiros no futebol brasileiro. Mas o número de atletas de outros países atuando por aqui é o menor desde o Brasileirão de 2012

A janela de contratações internacionais para o Brasil fechou no meio do ano com 64 estrangeiros estão atuando no Campeonato Brasileiro Série A. A hegemonia é, de longe, dos argentinos, que têm 22 representantes em clubes brasileiros, o que representa 34,4% dos gringos no país.

O segundo colocado no ranking é a Colômbia com 11 atletas. Uruguai e Paraguai dividem o terceiro lugar dessa lista com dez jogadores cada. A primeira divisão também conta com jogadores de Equador (5), Peru (2), Chile (2), Venezuela (1) e Costa Rica (1).

No Campeonato Brasileiro, apenas duas equipes ultrapassam o limite de atletas por partida. Flamengo e Internacional têm seis estrangeiros cada e, pelo regulamento, apenas cinco deles podem estar na súmula. Já Sport e América-MG contam com elencos formados apenas por brasileiros.

Vasco, Chapecoense, Cruzeiro e Atlético-MG contam com cinco atletas de fora do Brasil em seu grupo. Já São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Santos têm quatro gringos em seus elencos. O Flamengo é quem tem mais atletas de outras nacionalidades na Série A.

Apenas 49 ‘gringos’ atuavam no Brasileirão antes da parada para o Mundial. E entre algumas idas e vindas, atualmente são 58 inscritos na competição, porém, mesmo com o aumento, esta edição segue sendo a que conta com menos jogadores de outras nacionalidades desde 2012, quando 48 estrangeiros atuaram no campeonato.

Foram 11 atletas de outros países se transferindo para o futebol brasileiro nesta janela de transferências. Flamengo e Internacional são as equipes que mais contam com ‘gringos’ em seus elencos: seis cada. E apenas dois clubes tem 100% do grupo nascidos no Brasil: Sport e América-MG.

Desde que a CBF alterou o limite de estrangeiros de três para cinco atletas relacionados por jogo em dezembro de 2013, a quantidade de jogadores naturais de outros países nos times da Série A nunca havia ficado abaixo de 60.

VEJA OS NÚMEROS

Clubes com mais estrangeiros
Flamengo: 6
Internacional: 6
São Paulo: 5
Cruzeiro: 5
Vasco: 4
Botafogo: 4
Corinthians: 3
Santos: 3
Palmeiras: 3
Atlético-MG: 3
Chapecoense: 3
Vitória: 3

Países que predominam no Brasileirão
Argentina: 23
Colômbia: 11
Uruguai: 7
Paraguai: 7
Equador: 4
Peru: 2
Chile: 2
Alemanha: 1
Venezuela: 1
Costa Rica: 1

Estrangeiros que entraram em campo
2012: 48
2013: 56
2014: 65
2015: 60
2016: 66
2017: 62

Rodrigo Leitão
Editor-Chefe do site
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes