Terça-feira, Agosto 16, 2022

Slide Slide
InicioAgroIniciada ampliação da área de cultivo no Horto Medicinal em Luzerna

Iniciada ampliação da área de cultivo no Horto Medicinal em Luzerna

Iniciou na última semana o preparo de uma segunda área de cultivo do Horto Medicinal em Luzerna. De acordo com a coordenadora da atividade, Lidia Wiethorn, a intenção é aumentar a produção das plantas a fim de que sejam utilizadas através do projeto fitoterápico “Luzerna Mais Saudável”, que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, com foco na educação para a importância da fitoterapia na qualidade de vida natural e na promoção da saúde. Os canteiros estão localizados nos fundos do Centro de Eventos São João Batista, antigo Seminário.  “O Horto de Luzerna tem como objetivo cultivar plantas medicinais e preparar compostos fitoterápicos in natura e manipulados que possam ajudar na manutenção da saúde da população do Município”, comenta Lidia.

São cultivadas espécies como alcachofra, alecrim, babosa, boldo, erva cidreira, capim limão, funcho, poejo, camomila, guaco, hortelã, entre outros. O projeto previa a aquisição de equipamentos e materiais para o beneficiamento das plantas. “Quase todos já foram comprados e estão na UNOESC (universidade parceira que auxiliará na preparação das plantas medicinais e posterior disponibilização para a população através da farmácia da Unidade Básica de Saúde).

Lidia ressalta que o plantio, cultivo e colheita já acontecem normalmente. “O que falta acontecer é o preparo destas plantas, etapa que deve acontecer nas dependências da Unoesc”, explica.

Rodrigo Leitão
Editor-Chefe do site
Mais publicações

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Mais populares

Comentários recentes