quinta-feira, abril 25, 2024

HomeTurismoGaúchos constroem o maior Cristo do mundo

Gaúchos constroem o maior Cristo do mundo

Foto: AFP

Estátua de 43 metros de altura, cinco a mais que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, está sendo erguida na cidade de Encantado, no Vale do Taquari. Obra ganhou repercussão internacional e causou “ciúmes” no prefeito carioca.

Com uma cabeça que pesa 40 toneladas, 43 metros de altura e uma plataforma de visualização alcançada por elevadores, uma estátua do Cristo, denominada “Cristo Protetor”, na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, a 143 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já desperta “inveja” do prefeito carioca Eduardo Paz e chama atenção do mundo. O jornal britânico The Sun, de Londres, publicou uma foto do empreendimento e afirmou que o Cristo gaúcho “vai ofuscar o do Rio de Janeiro.”

As obras do Cristo de Encantado, pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, começaram em 2019. Mas após a publicação da história na imprensa internacional, o fato viralizou nas redes sociais. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), reagiu com ironia no Twitter: “Construir estátua maior é moleza, quero ver é ter essa vista”, em menção ao Corcovado.

A frase do prefeito foi criticada por alguns seguidores. Já o prefeito da cidade de Encantado, Jonas Calvi (PTB) respondeu com um convite: “O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês”, escreveu.

O prefeito do Rio aceitou a proposta: ”Fechado, prefeito. Vai ser um prazer conhecer Encantado e o Cristo Protetor daí. Pode me chamar para a inauguração. Faço questão de conhecer os encantos de Encantado. Viva nosso Brasil. Em tempo: obrigado por ter entendido a brincadeira!”.

A obra gaúcha está sendo erguida no topo do Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar e oferecerá aos futuros visitantes uma vista privilegiada do vale, junto à Lagoa de Garibaldi e do rio Taquari. Na altura do peito da gigantesca escultura cristã, haverá uma abertura de vidro de onde os visitantes poderão tirar fotografias e fazer vídeos.

A estátua é composta de vergalhões de aço. Já foram utilizados 40 mil kg, 500 metros cúbicos de concreto e 13.500 kg de perfis metálicos (metais utilizados na estrutura interna da imagem). Cerca de 30% da obra ainda precisa ser concluída. Os braços e a cabeça da estátua foram erguidos por dois caminhões guincho na última terça-feira (6).

Só a cabeça pesa 40 toneladas, levando três meses para se esculpida. O peito abrigará uma plataforma de visualização envidraçada, acessível por elevadores.

Mas engana-se que pensa que esta será a maior estátua católica ou religiosa do Brasil. A maior estátua católica do planeta está no Rio Grande do Norte. A imagem de Santa Rita fica no município de Santa Cruz, a 115 km de Natal e mede 56 m de altura total.

Posts semelhantes

Posts recentes