quarta-feira, abril 17, 2024

HomeNotíciasFraiburgo ganha primeira unidade da pré-incubadora Cocreation Lab

Fraiburgo ganha primeira unidade da pré-incubadora Cocreation Lab

Projeto vai ajudar a desenvolver negócios inovadores, com foco em turismo, agronegócio e tecnologia.

O Cocreation Lab, maior programa de pré-incubação do Brasil, chega a Fraiburgo por meio de uma parceria entre o município e o Sebrae. Moradores da cidade do Meio- Oeste catarinense vão contar com apoio especializado para transformarem ideias em negócios inovadores. As inscrições vão até o dia 4 de abril, pelo site Cocreation Lab. O resultado será divulgado no dia 10/4 e a abertura da pré-incubadora está prevista para 12/4, junto à Incubadora Fraiburgo Terra da Maçã.

Serão selecionados até 15 projetos e aqueles que oferecerem soluções para os setores de turismo, agronegócio e tecnologia receberão pontuação extra na etapa de avaliação.

“O empreendedorismo é um dos focos do nosso plano de desenvolvimento econômico. Há programas de estímulo que começam nas escolas, como o #Amanhã, e já temos a incubadora Terra da Maçã, ambos em parceria com a ACIAF. O Cocreation Lab vem para fechar o elo que faltava entre as ações realizadas no ensino médio e a incubadora. A pré-incubação será fundamental para termos um mecanismo eficiente, cientificamente comprovado, de transformar ideias em negócios. É uma estratégia ousada, por meio da qual iremos gerar valor para os setores do agronegócio, turismo e tecnologia, potencializando serviços, produtos e processos”, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo Fausto Alcântara de Lima Júnior.

“Apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores que agreguem valor aos próprios negócios e criem soluções para problemas existentes na comunidade empresarial é a missão do Sebrae, além de fomentar o empreendedorismo inovador”, ressalta a gerente Regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi.

Durante cinco meses, os participantes passarão por diversas atividades, mentorias e networking, por meio da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez. Depois, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.

“É sempre gratificante abrir as portas em uma nova cidade tão cheia de potencial como Fraiburgo. Seguimos com o trabalho de expansão do Cocreation Lab para todas as regiões de Santa Catarina, mostrando que a vocação do estado para a inovação vai muito além da Capital”, defende o professor.

Cocreation Lab ultrapassou fronteira de SC em 2021

A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, SEBRAE, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.

Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação serão criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel. A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições abrirão em breve.

Sobre o Cocreation Lab

O Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade. O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez.

A pré-incubadora está presente em 20 cidades catarinenses – 15 delas em uma parceria com o Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e do SEBRAE/SC. Além disso, tem unidades em Florianópolis (MESC, Campeche, CTC-UFSC, ACI e Monte Cristo), em São José, em Biguaçu, em Criciúma (SATC), Fraiburgo, Maravilha e Xanxerê.

Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab mais de 500 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades; e a Rentsy, plataforma para locação de equipamentos hospitalares que atua no formato marketplace.

(Fonte Sebrae/SC – Sebrae Meio-Oeste)

Posts semelhantes

Posts recentes