terça-feira, abril 16, 2024

HomeRegiãoEm Herval d´Oeste, campanha do Abril Verde é apresentada aos vereadores

Em Herval d´Oeste, campanha do Abril Verde é apresentada aos vereadores

O mês é dedicado a saúde e segurança no trabalho.

Herval d’ Oeste – Ocupando o momento destinado à presidência, estiveram presentes na sessão desta segunda-feira (25), Pedro Nogueira, presidente da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba (CISTT), Aquilino Rodrigues representando o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, a juíza do Trabalho Lisiane Vieira e a secretária de Saúde do município Eugênia Bucco.

A campanha de prevenção, este foi o foco da apresentação. “O trabalho não foi feito para que as pessoas morram ao exercê-lo. Não podemos aceitar que trabalhadores continuem se ferindo e perdendo sua vida enquanto trabalham. Temos que promover a conscientização da sociedade, dos trabalhadores, das empresas, dos sindicatos e dos órgãos públicos de que todos são responsáveis pelo trabalho seguro”, destacou Pedro Nogueira.

Pedro também falou dos dados mais recentes compilados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, site mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santa Catarina foram registrados, desde 2021 foram registrados 423 mil acidentes de trabalho. Os últimos dados da OIT indicam que de 2012 á 2020 foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes do trabalho no Brasil, com o gasto de R$ 70 bilhões somente em despesas acidentárias, implicando 430 bilhões de dias de trabalho.

“Só em Herval d’ Oeste nos últimos meses foram registrados 69 acidentes de trabalho, muitas mortes poderiam ser evitadas com EPIS e prevenção, o que chama a atenção também é de casos que ocorrem no interior das cidades, que não conseguimos quantificar porque não há notificação”.

Eugênia Bucco, secretária de Saúde, relatou que por cerca de dois anos os olhares estavam voltados para a pandemia do coronavírus, que outras áreas ficaram um tanto esquecidas. “Mas agora com o Plano Municipal de Saúde, projeto para quatro anos, o trabalho de prevenção estará contemplado, até mesmo dentro da Secretaria de Saúde”.

A juíza do Trabalho Lisiane Vieira, citou também que há um número expressivo de mortes por afogamento em silos de grãos, é preciso sim, falar em prevenção, mas num todo englobando todos os setores da economia”.
Everton Parisenti, presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a presença de todos e disse que os números são sim, extremamente alarmantes. “Nós enquanto Poder Legislativo, apoiamos todas as medidas de prevenção.
Precisamos disseminar na nossa comunidade essas importantes ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador”. A Campanha Abril Verde tem como intuito trazer à sociedade a questão da saúde e da segurança no trabalho. É uma situação danosa ao trabalhador, que além de perder temporariamente ou permanentemente sua capacidade laboral, tem seus aspectos físicos, psíquicos e sociais abalados de forma avassaladora”.

(Fonte Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste)

Posts semelhantes

Posts recentes