sexta-feira, abril 19, 2024

HomeNotíciasConvocação: Aberto o prazo para Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR -...

Convocação: Aberto o prazo para Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR – 2020)

Foto Arquivo/Divulgação

O Tiro de Guerra de Joaçaba informa que os integrantes da reserva do Exército que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2015 a 30 de novembro de 2019 estão convocados para o Exercício de Apresentação da reserva de 2020 (EXAR/2020).

Para cumprir com suas obrigações, o cidadão poderá optar por uma das seguintes modalidades de apresentação:

– pela internet, por intermédio do EXARNET no endereço eletrônico www.exarnet.eb.mil.br, no período de 1º de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021. Após esta data, ainda poderão ser realizadas apresentações, porém incorrerão em multa, conforme previsto na lei do Serviço Militar.

– Presencial, no período de 9 a 16 de dezembro de 2020, na Junta de Serviço militar de Joaçaba ou de Herval d´oeste, durante horário de expediente.

Lembrando que a quinta e última apresentação (turma de 2015) deverá, obrigatoriamente, ocorrer de forma presencial nas Junta de Serviço Militar de seu município, quando serão avaliados as apresentações dos anos anteriores e cobradas as multas que por ventura existam.

A convocatória é feita pelo senhor Comandante do Exército, com base no parágrafo único do art.9, da lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).

Cabe salientar que a não realização de sua apresentação, de acordo com o Art. 74 da lei de Serviço Militar, impedirá o cidadão de:

– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

– Ingressar como funcionário ou empregado em instituição, empresa ou associação oficial cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

– Obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

– Inscrever-se em concurso para cargo público;

– Exercer qualquer função ou cargo público.

(Fonte Prefeitura de Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes