quinta-feira, abril 25, 2024

HomeNotíciasConfirmada previsão de ciclone com tempestades nesta quinta-feira

Confirmada previsão de ciclone com tempestades nesta quinta-feira

Divulgação/Epagri

Ventos poderão chegar a uma velocidade de 100 km/h no Meio-Oeste e Oeste catarinenses e não está descartada a chuva de granizo. No litoral, as ondas deverão chegar a 3 metros.

Da Redação

A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina confirmou que as regiões do Meio-Oeste e Oeste catarinense vão enfrentar ventos até 100 km/h nesta quinta-feira, dia 24 de junho. O alerta foi dado na manhã desta quarta-feira, dia 23 e aponta para uma velocidade mínima dos ventos em torno de 80 km/h. Nas duas regiões ainda podem ocorrer a queda de raios e granizo.

O avanço de uma frente fria no Sul do Brasil associada à formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai dá condições para temporais isolados entre a tarde e a noite desta quinta. Os temporais devem atingir da região Oeste ao Litoral Sul.

Divulgação/Epagri

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva forte, como raios, queda de granizo e rajadas de ventos nas áreas em amarelo do mapa abaixo. Nas áreas em verde, o risco é baixo.

Nas demais áreas, ocorrerá o aumento de nuvens e há chance de pancadas de chuva bem isoladas entre a tarde e a noite. Os ventos serão de Norte a Noroeste, de moderada intensidade.

De acordo com Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, os temporais previstos se concentram, principalmente, sobre o Rio Grande do Sul e regiões próximas como o Oeste e o Meio-Oeste catarinense. Segundo ela, os temporais não estão relacionadas somente às chuvas fortes, mas a ventos e raios. A especialista afirma que a formação de áreas de baixa pressão e frentes frias no Sul do Brasil é comum nessa época.

“Entre março e outubro, esses fenômenos são mais favoráveis. Um ou dois episódios acabam se intensificando e formando ciclones que se deslocam pela altura do Uruguai e RS, favorecendo ventos fortes, ora no Litoral, ora no Oeste de Santa Catarina. A região Sul está numa área propensa a esses ventos associados a temporais com descarga elétrica e granizo”, explica a meteorologista.

Divulgação/Epagri

A previsão aponta rajadas de vento fortes e persistentes de 50 km/h a 100 km/h nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. São esperadas ondas com direção nordeste e altura de 2 metros a 2,5 metros, com picos de até 3 metros. Assim, nas áreas em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas a esse fenômeno.

Fonte: Epagri/Ciram

Posts semelhantes

Posts recentes