sexta-feira, março 29, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - Vacinação contra a Covid: Dia D e Hora...

Coluna Pelo Estado – Vacinação contra a Covid: Dia D e Hora H estão definidos em SC

Foto Agência Brasil

O dia será quarta-feira, 20 de janeiro; e a hora, às 10h da manhã. A informação sobre o início da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil partiu de prefeitos, entre eles o de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), após reunião virtual com o Ministro da Saúde, o General Eduardo Pazuello, na manhã desta quinta-feira, 14. Pelo esquema montado, a imunização começará pelas capitais. Só falta combinar com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O órgão regulador se reúne neste domingo, 17, para liberar ou não o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão será em cima dos pareceres elaborados por áreas técnicas. Os critérios são:

1) Registro de medicamentos; 2) Certificação de boas práticas de fabricação e farmacovigilância de medicamentos (monitoramento do produto no mercado); 3) Qualidade;4) Boas práticas de fabricação; estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos.

Independentemente da liberação da Anvisa, o prefeito de Florianópolis já dá como certo o início da imunização para o dia 20. O esquema começará com profissionais de Saúde e idosos em Instituição de Longa Permanência (ILPI) .

Em meio à notícia, o Governo do Estado informou o que tem armazenado de insumos.

1) Agulhas – Estoque central (almoxarifado da SES) 710 mil unidades. Quantitativo já distribuído aos municípios 2.350.000 unidades. Total: 3.060.000; 2) Seringas – Estoque central (almoxarifado da SES) 6.500.000 unidades. Distribuídas aos municípios 3 Milhões de unidades. Total: 9,5 milhões de unidades; 3)Previsão de entrega para os próximos cinco dias: 7 milhões de agulhas. 500 mil seringas

A estrutura está pronta, o imunizante chegando. Agora é iniciar o processo.

Foto Divulgação/Secom

DOE SANGUE
O Hemosc reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques, que estão, em média, 15% abaixo do nível adequado, dependendo da tipagem sanguínea. Nesta semana, estão em nível reduzido o tipo A positivo e o B negativo, e, em nível de alerta, que é bastante preocupante, os tipos O negativo e positivo e A negativo.  O Hemosc tem estruturas em Florianópolis,Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Basta entrar no site e conferir os horários.

 

AEROPORTO DE NAVEGANTES
Lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina estão empenhadas em uma verdadeira força-tarefa para garantir a ampliação da pista do Aeroporto de Navegantes, que está em processo de privatização, dentro do programa de concessões do Governo Federal. Ocorre que no edital em curso não consta esta parte, o que inviabiliza a chegada de aviões cargueiros de grande porte.
Com a proximidade dos portos de Navegantes e Itajaí, este detalhe faz toda a diferença. Sem ele, corre-se o risco de perder espaço para o Paraná, onde o aeroporto internacional de São José dos Pinhais atende às necessidades dos voos de carga.

FIESC
A campanha pela imunização contra a Covid-19 ganhou reforço do presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. Nesta quinta-feira, 14, ele defendeu da necessidade de SC avançar na difusão de tratamento preventivo para fortalecer o sistema imunológico das pessoas, enquanto a vacinação não atingir a todos. “Temos que ter uma política e uma orientação estadual para que a população tenha acesso, por exemplo, a vitaminas dentro de um protocolo adequado”, disse Aguiar.

ACATE
A Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está mobilizada para colaborar com o plano de vacinação em SC e listou soluções que podem contribuir com a logística de armazenamento, distribuição, aplicação da vacina, além de sistemas de controle de estoques, temperatura de armazenamento, rastreio  e controle de qualidade, dentre outros. O diretor da Vertical, Walmoli Gerber Junior, destaca a importância do uso de tecnologia durante todo o processo,  desde o auxílio na escolha da vacina, até na distribuição.

Posts semelhantes

Posts recentes