sexta-feira, abril 19, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - TRE de SC tem novo presidente e cidadãos...

Coluna Pelo Estado – TRE de SC tem novo presidente e cidadãos podem regularizar pendências eleitorais pela Internet

Em sessão solene que acontece hoje às 18 horas será empossado o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann. “Principal desafio da minha gestão será entregar à sociedade catarinense as eleições gerais de 2022 e combater a desinformação com informação segura e imediata”, enfatiza. Atualmente ele é vice-presidente e corregedor regional eleitoral e assumirá o cargo em substituição ao Dr. Fernando Carioni. A nova gestão terá o desembargador Alexandre d’Ivanenko como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. A cerimônia será na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com transmissão ao vivo pelo canal do TRE no YouTube. Em ano eleitoral o tribunal reforça que serviços como pedido de título de eleitor, transferência de local de votação, atualização de dados cadastrais, emissão de certidões e guias de multas estão disponíveis pelo atendimento virtual, sem a necessidade de ir até um cartório. O prazo para resolver qualquer pendência é 4 de maio. Este mês foi retomado o atendimento presencial nos cartórios e centrais de atendimento em todo estado, por meio de agendamento obrigatório. Mesmo assim, a sugestão é tentar resolver pela Internet para evitar aglomeração por causa da Covid. O agendamento pode ser feito no site www.tre-sc.jus.br em atendimento online, ou pelo disque-eleitor no 0800 647 3888. Para o atendimento presencial o TRE/SC tem normas de prevenção da pandemia como usar álcool 70% nas mãos antes de ser atendido, máscara de proteção facial cobrindo o nariz e a boca e distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas. Quem deixar de atender às exigências de biossegurança obrigatórias terá acesso negado. O ingresso no cartório eleitoral será individual e permitido acompanhante somente para menores de 18 anos, idosos, pessoas com deficiência física, intelectual ou com dificuldades de locomoção. Antes de agendar os cidadãos devem verificar se tem multa eleitoral em aberto e pagar.

Foto Divulgação

1001 associados
O empresário de Criciúma, Claiton Pacheco, assumiu essa semana a presidência da ADVB/SC até 2023. “Queremos fazer uma ADVB/SC que impulsione ambientes de negócios e, para isto, definimos alguns pilares que sustentarão nossa gestão”, explica Galdino. A nova diretoria tem 40 membros. O grupo é dividido em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Norte, Oeste, Meio Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra, a mais nova regional em Santa Catarina. Galdino é o primeiro presidente da entidade de fora da Grande Florianópolis e uma das metas da nova gestão é buscar 1001 novos associados, modernizar e regionalizar. Na posse teve até interações com o robô Beo, mais novo integrante da equipe.

Time do PL
O senador Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao governo, vem reforçando a sigla pelo estado e aparando muitos conflitos. Em Criciúma, o deputado federal Daniel Freitas (ex-PSL) ingressou no PL e vai à reeleição tendo como concorrente a jornalista Júlia Zanatta (PL). No Oeste, a deputada federal Caroline de Toni também assinou ficha no PL e deverá enfrentar a vice-governadora Daniela Reinehr (PL). Também tem arestas nas candidaturas à Assembleia Legislativa do PL.

Congestionado
Vários municípios terão excesso de candidaturas nas eleições deste ano. Só em Criciúma, por exemplo, estão cotados para concorrer a deputado federal a deputada Ada de Luca e o deputado Luiz Fernando Vampiro, atual secretário estadual da Educação, ambos do MDB; a deputada Geovania de Sá (PSDB), que busca a reeleição, assim como Ricardo Guidi (PSD) e a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), além dos dois candidatos do PL e os candidatos de outros municípios próximos.

Na luta
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), de Jaraguá do Sul, um dos principais apoiadores da candidatura do prefeito local, Antídio Lunelli ao governo, é sondado para ser o vice numa chapa com o governador Carlos Moises (ainda sem partido), que esteve em Brasília, conversando para ingressar no Republicanos, com as bênçãos do deputado e bispo, Sérgio Motta. Resta saber como se comportará a sigla nesta possível aliança. Antídio está conversando com o Podemos, PSDB, PSD e outras siglas, fortalecendo seu nome.

No jogo
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve reunido em Florianópolis com lideranças do PSD, PSDB, PP e União Brasil. Pressão para ele voltar a ser candidato nas eleições deste ano. O Podemos também foi consultado.

Posts semelhantes

Posts recentes