sexta-feira, abril 19, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - SC registra recorde histórico de casos de dengue

Coluna Pelo Estado – SC registra recorde histórico de casos de dengue

Foto Divulgação

Santa Catarina registra um recorde histórico de casos de dengue. Até o início de novembro, foram 18.948 casos confirmados da doença, contra 11.376 notificados em 2020. Em 2021, já foram registrados seis óbitos por dengue no estado, sendo cinco em Joinville e um em Camboriú. Há 4 anos não havia registro de morte pela doença em SC. As últimas notificações ocorreram nos municípios de Chapecó (1) e Pinhalzinho (1), em 2016.

Os dados, que acendem um sinal de alerta, foram apresentados na audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Alesc, solicitada pela Fecam (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina). O objetivo foi encaminhar questões para o enfrentamento dos casos, sobretudo na região norte e na Grande Florianópolis.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta (PT), abriu o evento e o debate foi coordenado pelo vice-presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Participaram ainda representantes do Governo, da área da Saúde e da Vigilância Epidemiológica, além de secretários municipais de Saúde. “Estamos na estação do ano de maior risco de transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que são a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Infelizmente já temos um recorde de casos e várias cidades estão infestadas pelo mosquito. A colaboração dos municípios e da sociedade é essencial para o êxito de qualquer ação sanitária”, afirmou o deputado Dr. Vicente Caropreso, que destacou a importância de que seja reservado um montante maior de recursos dos governos, mais conscientização nas escolas e criação de legislação com práticas comuns nos municípios.
O alerta é reforçado pelo superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário. Ele destaca que a pandemia da Covid prejudicou o enfrentamento de outras doenças. “Os agentes de endemias locais acabaram diminuindo a carga de trabalho em função da pandemia”. Em resumo, o esforço da área de saúde deve ser redobrado a partir de agora em SC.
Foto Felipe Carneiro/Santur

Cânions do Sul

O território dos Cânions do Sul está apenas no aguardo da homologação para ser considerado um Geoparque Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A diretoria do Consórcio
Intermunicipal Caminhos dos Cânions já foi notificada pelo Conselho Global de Geoparques da organização. Desta forma, o território que integra os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul deve ser homologado durante a próxima sessão, prevista para a primavera na Europa, em 2022.  Ao todo, mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 Estados Membros participaram do encaminhamento de oito novos geoparques globais – entre eles, os Cânions do Sul.

Orçamento
O senador Dário Berger (MDB) foi o primeiro parlamentar catarinense a assinar o requerimento para instalação de uma CPI com objetivo de investigar denúncias de supostas irregularidades na destinação de recursos públicos a deputados e senadores, por meio de emendas do relator-geral da lei orçamentária, o chamado “orçamento secreto”.  Além disso, Dário Berger também encaminhou ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), um requerimento solicitando mais informações acerca da execução orçamentária.

Tutelares
O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou pedido à Secretaria de Desenvolvimento Social para que os conselheiros tutelares recebam acompanhamento psicológico de forma gratuita e periódica. Saretta explica que o objetivo é preservar a saúde mental dos profissionais, que trabalham diariamente com situações de altos índices de estresse. “Esses profissionais atuam diretamente em casos de violação dos direitos da criança e do adolescente, por isso a necessidade de terem garantido o direito à ajuda psicológica gratuita”, diz Saretta.

Penitenciárias
A compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para fornecimento às penitenciárias de SC será votada pelo plenário da Alesc. A decisão foi tomada pela Comissão de Agricultura e Política Rural nesta quarta-feira (15). Iniciativa do deputado Nilso Berlanda (PL), a matéria determina que pelo menos 30% de toda a alimentação dos detentos das unidades prisionais do estado tenham sido produzidos por agricultores familiares. Relator do texto, o deputado Marcos Vieira (PSDB) classificou o projeto como “extremamente importante”.

Novos policiais
A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) realiza nesta quinta-feira (16) a formatura do Curso de Formação de Soldados 2021. A partir deste ato, os 531 novos policiais serão lotados nas unidades da PMSC espalhadas pelo Estado e irão exercer funções de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. O evento será realizado na Academia da Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis, e transmitido no perfil oficial da PMSC no Youtube.

Posts semelhantes

Posts recentes