quinta-feira, abril 25, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - SC recebe mais lotes de vacinas contra Covid-19,...

Coluna Pelo Estado – SC recebe mais lotes de vacinas contra Covid-19, mas ainda falta muito

Foto Julio Cavalheiro/Secom

Os moradores de Santa Catarina precisarão, antes de tudo, de paciência até receberem as suas doses da vacina contra a Covid-19. A julgar pelo ritmo de recebimento das cargas, sequer chegamos à metade para atender a Fase 1 do Plano Estadual de Vacinação, elaborado pelo Governo do Estado. Ao todo, este grupo tem, 426.678 pessoas divididas em 1) trabalhadores da saúde; 2) população idosa a partir dos 75 anos de idade; 3) pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e 4) população indígena.

Até o momento, 212 mil doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Se considerar que cada indivíduo precisa de duas doses, ainda teremos um longo caminho até fechar a Fase 1.

Na primeira remessa, da CoronaVac, chegaram 144 mil doses produzidas pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Neste domingo, 24, cerca de 47,mil doses da Oxford-AstraZeneca, importadas da Índia e que será desenvolvida pela Fiocruz, aportaram na capital catarinense e foram recebidas pelo Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro e o Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro.

Em entrevista coletiva, Motta Ribeiro anunciou que mais de 100 mil a 120 mil doses eram esperadas nestas próximas semanas. Nesta segunda-feira, 25, um lote com mais 21,6 mil unidades da CoronaVac desembarcou no Floripa Airport, na Capital.

Perguntado neste domingo pela Coluna Pelo Estado se conseguiria sonhar com uma data em que todos os catarinenses estivessem vacinados, Motta Ribeiro foi sincero: “Eu gostaria muito de que todos nós estivéssemos vacinados no primeiro semestre, mas não depende só de nós”. Enfim, paciência é a palavra chave.

Foto Divulgação/CBMSC

Drama na lagoa
Apenas uma perícia poderá dizer o que aconteceu no rompimento de uma lagoa artificial de depósito de água da Casan na Lagoa da Conceição em Florianópolis, causando prejuízo a 70 pessoas. A uma TV, um morador disse que avisou na sexta-feira, 23, de que um fio de água escorria pela rua; nesta segunda-feira, 25, um rio desceu levando tudo. A Casan já se prontificou a consertar a tubulação e bombas danificadas pelas fortes chuvas do fim de semana e ressarcir os moradores. Mas há que se apurar mais. Não foram só bens materiais levados pela água. Foram sonhos!

Produtores da Serra
O Banco da Família ampliou o programa Produtores da Serra em Lages. Quatro novas gôndolas em estabelecimentos comerciais da cidade passaram a vender queijos, mel, salames, sucos, bolachas, geleias e doces cristalizados produzidos por empreendedores de pequenos negócios  das cidades de Anita Garibaldi, Correia Pinto, Urubici e Lages. O programa atende cerca de 21 mil pessoas em 137 municípios de SC, PR e RS. Para participar o produtor precisa residir na Serra e ter o negócio regularizado. Depois é necessário fazer um cadastro pelo e-mail projetos@bancodafamilia.org.br ou no whatsapp (49) 98408 1497. Quem tiver os requisitos necessários, pode vir a ser selecionado.

SOFTVILLE
O polo regional Softville, em parceria com a Acate, Sebrae SC e Ágora Tech Park, promove na quarta-feira, 27, às 13h30, o evento de lançamento da Incubadora Softville Ágora. A oportunidade é direcionada para startups de Joinville e região desenvolverem seus negócios com acompanhamento especializado. O programa de incubação vai utilizar a metodologia Miditec, reconhecida mundialmente como uma das 5 melhores incubadoras do mundo pelo Prêmio UBI Global, em 2018 e 2019.

MDB
As duas únicas cidades catarinenses classificadas entre as 10 primeiras colocadas no Índice de Governança Municipal (IGM) são administradas pelo MDB. Jaraguá do Sul, na sétima posição no ranking, reelegeu o prefeito Antídio Lunelli com mais de 70% dos votos válidos. Brusque, atualmente comandada por Ari Vequi, está em décimo lugar. O levantamento analisou dados públicos sobre finanças, gestão e desempenho relativos a 2020, quando o prefeito de Jaraguá do Sul encerrou seu primeiro mandato e Vequi era o vice-prefeito de Brusque.

Posts semelhantes

Posts recentes