sexta-feira, abril 19, 2024

HomeNotíciasColuna Pelo Estado - Eleições já foram precificadas pelo mercado que espera...

Coluna Pelo Estado – Eleições já foram precificadas pelo mercado que espera baixa na inflação a partir de agora

A alta na taxa de juros para 13,75% ao ano estaria mais ligada à instabilidade global com a guerra da Rússia na Ucrânia e recessão nos Estados Unidos do que às eleições 2022, dizem os analistas. O custo da eleição no risco Brasil já estaria precificado pelo mercado, que, justamente, espera a redução da inflação entre agosto e setembro. De modo que na próxima reunião do Banco Central, no final de setembro, às vésperas das eleições, deve ter fim o ciclo de altas na taxa Selic.

Hoje, o alto patamar de juros compara-se ao de 2016, quando houve o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

As eleições, a essa altura, teriam impacto menor para o mercado porque tanto Lula quanto Bolsonaro voltam-se para o centro. O primeiro com a companhia de Geraldo Alckmin (PSB), o segundo com as amarras do Centrão.

Aliás, o radar econômico dessa vez foca mais em quem serão os principais ministros dos candidatos e qual será a formação do Congresso Nacional. Com orçamento secreto e emendas impositivas, cresce o poder da agenda do Legislativo em relação ao Executivo.

Em paralelo, é de se esperar que o aumento de R$ 200 no Auxílio Brasil e ampliação de 10% na base do benefício, ajudem 20,2 milhões de brasileiros em condição de vulnerabilidade social a enfrentar esse período. O auxílio de R$ 600 começou a ser pago esta semana e já anima setores do comércio. A Fecomércio SC, por exemplo, estima aumento de 12% nas vendas do Dia dos Pais.

Em Santa Catarina são mais de 182 mil beneficiários do programa de transferência de renda para famílias em situação de pobreza.

Foto Divulgação

Força suprapartidária
O governador Carlos Moisés e os emedebistas Udo Döhler e Celso Maldaner embalaram a candidatura “suprapartidária” à reeleição no evento da Fecam. A chapa conseguiu reunir 130 prefeitos e 50 vices em jantar de adesão na terça, em São José. De acordo com a organização, compareceram gestores municipais do Republicanos, MDB, Podemos, PP, PL, PSD, Cidadania, PSDB, PDT e Solidariedade e até sem filiação. Também políticos como o ex-presidente da Alesc Ivan Ranzolin que foi defensor público-geral no governo de Raimundo Colombo. Nas manifestações, gratidão pela prática municipalista do governo do Estado. Moisés, emocionado com o reconhecimento, retribuiu os agradecimentos e lançou essa, que a candidatura dele, Udo e Celso é suprapartidária. Os três já não se desgrudam mais.

PIB reunido
Apesar da chuva, a posse da diretoria da Fecomércio SC reuniu representantes de mais da metade do PIB estadual no Hotel Sesc Cacupé, do governo e das casas parlamentares, na noite de terça. O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, destacou a necessidade de planejar o Estado para 2041, quando 89% da população deverá se concentrar na faixa litorânea entre Passo de Torres e Itapoá. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, Hélio Dagnoni, aproveitou a fala para prometer suporte aos 65 sindicatos patronais, colaboração com as entidades empresarias e parceria com o poder público. Muito leve, valorizou amigos e seu bordão pessoal : “Cola em nós que vai ser sucesso”.

Lugar excelente
Pela sexta vez, a Unicred Central Conexão foi certificada como excelente lugar para trabalhar, de acordo com o Great Place to Work® Brasil. “A certificação nos permitiu medir, de forma prática, a percepção dos colaboradores em relação à cooperativa. Estão felizes por trabalhar em um ambiente que apresenta resultados como alto índice de confiança, oportunidades de progresso contínuo e cultura de inovação. Acreditamos que é isso que acontece quando há paixão por cooperar e colocar as pessoas em primeiro lugar”, comemora Adriana Marciano, gerente de Gestão de Pessoas. A Central gerencia todas cooperativas de SC e aguarda o ranking das melhores para trabalhar em novembro.

Ativo identitário
A coordenação de campanha da Frente Democrática calcula que nesta quinta-feira já estará definida “a” candidata a vice de Décio Lima (PT). Em alusão, lógico, a Beatriz da Silva Vargas, 35 anos, empresária, que concorreu a vice-prefeita em Içara em 2020. É bom lembrar que a vaga de vice pertencia a Gelson Merisio, do Solidariedade, e ele sempre deixou claro preferir candidata mulher em seu lugar. O outro nome feminino, de Marcilei Vignatti, vereadora em Chapecó, se tornou improvável quando o PSB do presidente Cláudio Vignatti conseguiu emplacar a candidatura de Dário Berger ao Senado. Aí a vaga voltou para Merisio. O ex-presidente da Alesc e segundo colocado a governador em 2018 é tido como o “cérebro” da articulação e coordena time de marketing eleitoral de primeira que teria, inclusive, desfalcado de algum modo a escola Fábio Veiga. As pesquisas quantitativas indicam a aderência da candidatura feminina assim como o impulsionamento da campanha de Décio por Lula em Santa Catarina. Bia Vargas será a primeira mulher preta a disputar no primeiro escalão estadual.

Posts semelhantes

Posts recentes