sexta-feira, abril 19, 2024

HomeCulturaColégio Celso Ramos promove curso gratuito de "História e Cultura Afro”

Colégio Celso Ramos promove curso gratuito de “História e Cultura Afro”

Sinclair Biazotti, professora do Colégio Celso Ramos, na assinatura do convênio do Prêmio Elisabete Anderle. Foto Divulgação

A Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, de Joaçaba, promove nos dias 10 e 11 de maio o curso de formação “História e Cultura Afro”. Segundo a professora Sinclair Biazotti, “este curso está sendo realizado graças a aplicação de recursos disponibilizados pelo Edital Elisabete Anderle, cuja premiação a escola recebeu no ano de 2017, com o projeto “Africanidade à Flor da Pele”, e oportunizará aos profissionais, a comunidade escolar e a população em geral adquirir conhecimentos específicos sobre o tema.

A professora observa que é muito difícil os docentes colocarem em prática a lei 10.639, lei que determina a obrigatoriedade de se trabalhar a história e cultura afro na sala de aula. Por conta disso, a intenção é trazer profissionais com experiência sobre o tema visando socializar conhecimentos e ideias de como aplicar a lei.

Entre os palestrantes estão: professores, sociólogos, historiadores, escritores, artista plástico, entre outros. Além da participação dos profissionais da educação, serão realizadas oficinas  com os alunos, pais e a comunidade em geral para que possam desenvolver atividades pertinentes ao tema. As palestras serão com Jerusa Romão, pedagoga da UFSC; Fábio Garcia, bacharel e licenciado em História pela UFSC, autor de “Negras Pretensões” (2007), “Africanidades Catarinenses” (2008) e “Diversidade e Educação para as relações Étnicos-Raciais” (2011); Giselle Nascimento, Arte Educadora; Valmir Ari Brito, Oficina de Capoeira; Décio David, Oficina de Artes Plásticas; Juçara Mari Romão, Oficina de Bonecas Negras e Jussara de Lima, Oficina de Trança Afro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sinclairbiazotti@yahoo.com.br ou josefinasilvaboscia@yahoo.com.br.

PROGRAMAÇÃO – CURSO “HISTÓRIA E CULTURA AFRO”

10 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

8h

Abertura oficial pela coordenação do evento com palestra

13h30

Oficina de artes plásticas

Oficina de bonecas negras

Oficina de capoeira

Oficina de tranças afros

Oficina de contação de histórias

11 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

8h

Palestras

Oficina de artes plásticas

Oficina de bonecas negras

Oficina de capoeira

Oficina de tranças afros

Oficina de contação de histórias

13h30 – Avaliação das atividades e encerramento

Posts semelhantes

Posts recentes