terça-feira, abril 23, 2024

Casa Clean

Tendência que vem ganhando espaço entre os decoradores é o de casa “limpa”: poucos móveis, boa decoração e espaços livres. A seguir, damos cinco dicas de decoração para você praticar no seu ambiente.

1. Busca pelo neutro – O decorador abusou de tons claros e neutros. Essa escolha reflete a época que vivemos, no qual o retorno da leveza é muito valorizado. Atualmente, a simplicidade aponta e direciona a maneira de viver. Na decoração o retorno dos tons neutros e claros reflete bem essa proposta.

2. Ambientes com formas suaves – Quem trabalha na área ou mesmo quem está montando a casa já se acostumou com a proliferação de móveis arredondados. Diferente da curva do estilo neoclássico, que é interrompida abruptamente, o que vemos é quase sempre a meia circunferência ou até mesmo a curva suave e contínua. As curvas passam a deixar de ser detalhe para ser parte do desenho do mobiliário. Ela que foi introduzida primeiramente nos móveis rapidamente vai “contaminando” a estrutura e até mesmo a arquitetura dos ambientes.

3. Abundância de luz natural – Leveza e beleza na iluminação natural. Por sorte, vivemos em um país onde a luz é abundante a maior parte do ano, o que possibilita a construção de casas e apartamentos com grandes aberturas. O excesso de iluminação reflete também a busca da leveza que é maximizada toda vez que optamos por tons claros. Iluminação natural abundante não combina com decoração pesada e pede ambientes quase que minimalistas.

4. Decoração menos rígida ou perfeccionista – A beleza do impecável pede um rigor que não combina mais com a época em que vivemos. No próximo ano, vamos ver objetos ou ideias dissonantes dentro de um mesmo ambiente ou mesmo algo aparentemente errado que quebre o perfeccionismo da ambientação. A decoração torna-se mais inusitada e essa fuga do equilíbrio perfeito traz novamente leveza e descontração. O imperfeito, o diferente, o desgastado, o usado e o estranho passam a aparecer na decoração com frequência.

5. Cinza rosado na decoração – Sim, este ano já tivemos rosa dos mais claros até os terrosos, mas ainda assim o cinzarosado, cor suave e aconchegante, é uma das maiores apostas para o próximo ano. Pode parecer uma ideia exagerada basear a decoração pela cor do ano já que a maior qualidade de um projeto é ser atemporal. Mas os verdes e azuis, principalmente os suaves, ainda tem bastante espaço como também acredito que veremos o mostarda e até o amarelo, mas este também mais leve ou acinzentado.

Posts semelhantes

Posts recentes