terça-feira, abril 23, 2024

HomeNotíciasAPAS, um porto seguro para deficientes auditivos e surdos da região

APAS, um porto seguro para deficientes auditivos e surdos da região

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) mantém atendimento pedagógico a 25 pessoas surdas provenientes dos municípios de Joaçaba, Herval d´Oeste, Treze Tílias, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis.

Foto Divulgação/APAS

Reconhecido como centro de educação especializado em atendimento a pessoas com deficiência auditiva/surdez pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS Joaçaba) desenvolve um trabalho de destaque na região. A APAS tem como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, de prevenção, de orientação, de prestação de serviços, de apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência auditiva ou surdez bem como a construção de uma sociedade justa, acessível e solidária.

Nesse sentido, a instituição vem se mantendo altiva na luta pela equidade social, quebrando barreiras por uma sociedade mais justa e humana. Fundada por Carmem Heberle, a APAS é uma entidade civil de caráter filantrópico, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A associação tem como presidente Maria Carmosina Rothbarth e como vice-presidente Lúcia Helena Galli, sendo que as duas atuam de forma voluntaria nas suas funções. A professora Sonia Molin, contratada pela Fundação Catarinense de Educação Especial-FCEE, é responsável pela direção pedagógica da instituição, que conta também com o professor instrutor de Língua de sinais brasileira (Libras) Luiz Fernando Conrado e a professora bilíngue Luciana da Silva.

Foto Divulgação/APAS

EDUCAÇÃO COMO DIREITO

Diferentemente do ensino regular que oferece atendimento específico aos alunos surdos somente durante o período que ali estiverem matriculados, a APAS por se tornar um Centro de atendimento educacional especializado (CAESP) por meio do  parecer  do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) nº 004/2021, exarado na Sessão Plenária do dia 22 de janeiro de 2021, acompanha desde os primeiros meses de nascimento até o final da vida cada um de seus usuários atendendo a todos indistintamente de acordo e conforme preconiza  o Estatuto da pessoa com deficiência  Lei 13146 de 2015. Essa Lei, no capítulo IV trata do direito educação e traz no artigo 27 a redação: “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”.

A Associação mantém atendimento pedagógico a 25 pessoas surdas provenientes dos municípios de: Joaçaba, Herval d´Oeste, Treze Tílias, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis. Sendo que o atendimento especializado é oferecido a crianças, adolescentes, adultos e idosos surdos diariamente, com ensino bilíngue e estruturação da linguagem, aula de Língua de sinais brasileira (Libras), oficina de informática, atendimento de Fonoaudiologia, além de atender dentro das possibilidades quanto às necessidades de interpretação em bancos, clínicas médicas e dentárias, delegacias, fórum, prefeitura, entre outros lugares. Também realiza encaminhamento ao mercado de trabalho proporcionando a acessibilidade necessária para se estabelecerem os contratos.

Foto Divulgação/APAS

FILMAGEM

A APAS conta também com um estúdio de filmagem que auxilia no trabalho pedagógico do ensino da Libras, isto por que a produção em Língua de sinais por ser visual gestual precisa ser registrada em forma de vídeos e também como uma possibilidade de avaliação eficiente. Este método é muito importante no processo ensino aprendizagem da Libras pelos educandos Surdos e foi possível por meio de projeto juntamente com o Ministério Público da cidade.

Como forma de prevenção e reabilitação são realizadas em média semanalmente, seis avaliações audiométricas com crianças, jovens adultos e idosos da comunidade, e o teste de otoemissões acústica, conhecido como “teste da orelhinha” a aproximadamente dez bebês na região de Joaçaba e cidades vizinhas.

Sonia Molin explica que a função da APAS é oportunizar e fomentar a educação ao longo da vida das pessoas com deficiência auditiva/surdez, oferecendo aprendizagem, interação e socialização, bem como desenvolver a autonomia e zelar pela garantia de direitos dos seus usuários. “A APAS tem como prioridade a formação do ser humano como alguém que faz parte da sociedade. Nesse sentido, entendemos a responsabilidade da Instituição valorizando ‘as diversas experiências sociais, culturais e intelectuais dos participantes’, ou seja, respeitar sua língua, linguagem, suas histórias de vida, costumes e vivências”.

Foto Divulgação/APAS

LÍNGUA DE SINAIS

Maria Carmosina Rothbarth salienta que muitos profissionais surdos passaram pela Associação e tiveram êxito nas mais diversas áreas, sendo que participam ativamente hoje do mercado de trabalho sendo formados pela UFSC, Unoesc, entre outras. Entre as diversos profissionais temos pessoas surdas que hoje trabalham dentro da UFSC, no Estado como professor instrutor de Libras e de atendimento educacional especializado, na área da contabilidade e administração, pedagogia, informática e educação física.

A diretora pedagógica Sonia Molin ressalta que a comunidade usuária da Língua de sinais, ainda enfrenta vários desafios e barreiras na sociedade. “Neste sentido é que as mudanças e o reconhecimento legal da Língua de sinais não são suficientes. A cultura surda, a experiência visual e o uso da Língua de sinais são de fundamental relevância para manter a essência, a vida e a cultura da comunidade surda e esse trabalho é destaque dentro da Associação”.

Foto Divulgação/APAS

RECURSOS FINANCEIROS

Para a realização dos trabalhos, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos conta com os recursos financeiros adquirido por meio de convênios com as prefeituras de Joaçaba, Vargem Bonita, Ibicaré, Catanduvas, Lacerdópolis e de Erval Velho. Por meio de um convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial-FCEE, a entidade tem apoio técnico com a cedência de duas profissionais no total de 60 horas semanais.

A APAS tem papel extremamente relevante, e se torna assim a “casa” o “porto seguro” das pessoas com deficiência auditiva e surdez da grande região de Joaçaba, dando o acolhimento necessário e fundamental para cada usuário com deficiência  de acordo com suas especificidades oportunizando as interações com os seus pares linguísticos, lutando pelos direitos, pela acessibilidade, pela educação de qualidade ao longo da vida, pela inclusão no mercado de trabalho, pela prevenção e reabilitação de toda a comunidade regional no que se refere a deficiência auditiva e a surdez.

Foto Divulgação/APAS

MAIS INFORMAÇÕES

A APAS fica na Rua Osvaldo Melo, 43, Praça Adolfo Konder, no Centro, em Joaçaba, Telefone: (49) 3521-2579.

Posts semelhantes

Posts recentes