Em Vargem, Serviço de Convivência atende 63 pessoas

Foto Divulgação/Prefeitura de Vargem

Em Vargem, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, completou um mês de retorno presencial. O serviço é oferecido pela administração municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com funcionamento às segundas e terças-feiras no contraturno escolar no Centro dos Idosos. São 30 frequentadores no período da manhã e 33 no período da tarde.

Caracterizando-se como um complemento do PAIF, esse serviço constitui-se no espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

Foto Divulgação/Prefeitura de Vargem

Em agosto, o SCFV desenvolveu atividades relacionadas ao tema: “Eu Comigo Mesmo”, tendo como objetivos identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como indivíduo único, em meio a tantos outros igualmente únicos. O processo de autoconhecimento é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, por meio das nossas relações sociais.

O tema foi abordado pela equipe por meio de dinâmicas, roda de conversa e construção do autorretrato. As crianças e adolescentes também participam das oficinas de música e recreação. Além das atividades, são servidos com almoço e lanche.

(Fonte Ascom Prefeitura de Vargem)