Coluna Pelo Estado – Governo considera meta de vacinação atingida

Foto Divulgação Cristiano Andujar

O calendário proposto pelo Governo do Estado para vacinar contra a Covid-19 todos os adultos com 18 anos ou mais terminou nesta terça-feira (31). Conforme indicadores apontados pelo Vacinômetro, página na internet onde estão todos os dados de imunização em Santa Catarina, até às 17h30 desta terça, das 8.251.880 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, 6.943.437 foram aplicadas. Destas, 4.760.189 foram usadas nas doses 1, ou seja, 65,64% do total; e 2.183.248 nas doses 1, correspondente a 30,1% da população a ser vacinada.

Ainda pelo Vacinômetro, dos grupos prioritários, 105,57% receberam uma picada; e 77,34%, as duas. Apesar da contagem geral não ter batido 100%, a superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) considera a meta atingida, uma vez que todos os municípios têm doses suficientes para completar a estratégia e inconsistências de dados estão sendo regularizadas. Para
reforçar, o Estado recebeu na noite de segunda-feira (30), mais 64.500 doses de Astrazeneca e 36.270 da fabricante Pfizer.

O próximo passo é a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos a ser iniciada nesta quarta-feira (1), com doses da Pfizer, única vacina aprovada pela Anvisa até o momento. A estimativa do IBGE para a população de 12 a 17 anos de 2020, é de 549.894 jovens. Nesse esquema, 10% serão para grupos prioritários – gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade – e de 90% para os adolescentes em geral por faixa etária. Paralelamente, será iniciado o reforço em idosos com 70 anos ou mais, com esquema vacinal completo há mais
de seis meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema vacinal. No caso dos idosos, a vacinação começará por aqueles com 85 anos ou mais até chegar na faixa etária dos 70 anos.

Foto Divulgação/Senai

GP de Inovação

Estudantes de aprendizagem industrial  de SC participam até sexta (3) da fase catarinense do Grand Prix Senai de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. O tema em  2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do Senais em SC.

Trabalho remoto

Na sessão desta terrça-feira (31) da Alesc, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  acatou o (PL) 264/2021, de autoria do Poder Executivo, que visa promover a regulamentação do trabalho remoto para os servidores públicos estaduais. O desempenho será medido pelo cumprimento de metas individuais de produtividade ou pelo cumprimento da jornada de trabalho em horário de expediente normal com controle de frequência por meio de ferramenta digital. A aprovação da matéria, por unanimidade de votos, seguiu o parecer favorável apresentado pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB). A matéria segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Em Brasília

Em agenda por Brasília, onde participou do lançamento do selo comemorativo do bicentenário da Anita Garibaldi, na Câmara dos Deputados, o deputado Tiago Frigo (PSL) encontrou nesta segunda-feira (31) o jornalista Alexandre
Garcia, fiel defensor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Frigo aproveitou para reforçar sua crítica aos abusos do STF. “O Supremo não respeita a independência dos poderes e quer calar a voz do povo, impedindo a manifestação da livre expressão”, ressaltou o parlamentar.

Clima

Os meses de setembro, outubro e novembro serão de chuva abaixo da média na faixa que vai do Extremo Oeste ao Meio Oeste catarinense. Do Planalto ao Litoral a chuva deve ficar próxima à média histórica. É o que indica a previsão climática, elaborada pelo Fórum Climático, um conjunto de meteorologistas de várias instituições, coordenado pela Epagri, que se
reúne mensalmente para discutir a previsão do clima para o próximo trimestre. A previsão destaca ainda que aumentarão as ocorrências de temporais com granizo e ventania.