Cratera do meteoro em Vargeão vai ganhar rota oficial de turismo

Divulgação/Ascom Prefeitura de Vargeão

Projeto prevê, inclusive, uma data oficial para celebrar o fenômeno espacial para o “Domo”, certificado como um dos raros exemplos de “astroblemas” em território brasileiro.

O município de Vargeão recebeu três pesquisadores de áreas diferentes de estudos para colher mais detalhes sobre a queda do meteorito ocorrido há aproximadamente 120 milhões de anos. Os visitantes Paulo Anselmo Matioli – geocientista, mineralogista, pesquisador e diretor/curador do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza/IPBio -, Antônio Carlos Santos de Carvalho – turismólogo, especialista em esportes de aventura e educação ambiental – e o ufólogo Edison Boaventura Junior realizaram uma expedição de pesquisa e difusão científica na região da cratera de impacto de Vargeão.

A equipe de pesquisadores apresentou uma proposta de parceria ao prefeito Volmir Felipe para o Museu Municipal, que conta com o apoio do professor Álvaro Crosta. A ideia também é a criação de um projeto para um dia especifico no calendário oficial do município com o destaque “o dia da cratera” ou algo semelhante.

O domo de Vargeão é um dos raros exemplos de astroblemas em território brasileiro. Localizada na região Oeste de Santa Catarina, a notável depressão circular possui aproximadamente 12 quilômetros de diâmetro e exibe desníveis abruptos de até 150m entre as bordas e porções internas.

A ocorrência de uma feição circular anômala nesse local foi apontada inicialmente por Paiva Filho & Scheibe, em 1978, com base na observação de imagem de radar do Projeto AdanBrasil, que a denominaram ‘Domo de Vargeão’.

Fonte: Prefeitura de Vargeão