HUST adquire moderno aparelho de endoscopia e colonoscopia

Divulgação/HUST

Equipamentos comprados com recursos de emenda parlamentar custaram quase meio milhão de reais e vão atender uma demanda mensal de aproximadamente 200 pacientes.

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) colocou em funcionamento recentemente um moderno aparelho de endoscopia e colonoscopia. O aparelho, que custou R$ 491.683,76 e foi adquirido com recursos oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Celso Maldaner, do MDB. O aparelho, que é primeiro deste porte instalado nas regiões Meio-Oeste e Oeste, conta com tecnologia japonesa que proporciona mais qualidade de imagem e captura, o que torna os diagnósticos muito mais precisos.

“Fico feliz em poder contribuir com a saúde do Meio-Oeste por meio da emenda que possibilitou a compra deste aparelho para o Hospital Universitário Santa Terezinha facilitando a realização dos exames”, afirmou o deputado Celso Maldaner.

Em média por mês são realizados cerca de 190 exames de endoscopia e colonoscopia no HUST, sendo atendidos pacientes de várias cidades da macrorregional de saúde. “Agradecemos ao deputado Celso Maldaner pelo repasse do recurso que possibilitou a compra deste aparelho que contribuirá muito para que possamos melhor atender os pacientes que precisam dos exames. É um equipamento de alta tecnologia e que facilitará muito os diagnósticos”,  agradeceu o diretor do HUST, professor Alciomar Marin.