No Dia da Cerveja trazemos uma novidade em primeira mão para você

Divulgação

Está sendo lançada nesta sexta-feira, em todo o Brasil, para celebrar a data da bebida, uma nova cerveja em Santa Catarina, a Little Cata, uma sour fabricada em Lauro Muller.

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

No dia 5 de junho o mundo celebra o Dia da Cerveja. E, para entrar nesta festa, o Raízes Diário traz em primeira mão para os seus leitores a grande novidade desta semana no segmento artesanal. Está sendo lançada nesta sexta-feira, dia 4 de junho de 2021, em Santa Catarina, a Little Cata, uma cerveja sour de sabor especial produzida em Lauro Muller, a 326 km de Joaçaba, pela Lohn Bier em parceria com a Goose Island, da Ambev.

A união de forças das duas cervejarias com vistas ao mercado artesanal brasileiro traz para os cervejeiros uma Catharina Sour legítima, com perfil de acidez limpa e com frutas em primeiro plano. Um dos destaques do lançamento são os lúpulos brasileiros da safra de 2021, a combinação traz notas herbais e cítricas trazendo um sabor fresco que pede automaticamente um novo gole. São 3,4% ABV para 10 IBU com carbonatação frisante, típica das cervejas Sours brasileiras.

A cerveja sour é o “must” do momento. É a cerveja que mais vem atraindo consumidores no Brasil e isso tem uma razão, pois se trata de uma bebida à base de água, malte, lúpulo, levedura e uma pitada, às vezes generosa, de acidez. Assim é o estilo que tem como principal característica o sabor ácido ou azedo, que desafiou o paladar dos consumidores e vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Divulgação

“Temos uma admiração enorme pela Lohn Bier e aproveitamos essa data tão emblemática, o Dia da Cerveja, para presentear quem ama degustar cervejas diferentes e que trazem muita qualidade e sabor. Unimos nossas experiências para trazer uma Sour, com guaraná e dry hopping de lúpulos brasileiros, que promete agradar o paladar de diferentes consumidores”, explica Guilherme de Almeida, gerente de Goose Island no Brasil.

“A Lohn Bier é referência em Catharinas Sours e sempre admiramos as criações de Goose Island. Fazer essa parceria em uma data tão especial para a cerveja no Brasil foi uma oportunidade incrível. Estamos felizes em proporcionar a Little Cata para nossos consumidores”, conta Richard Westphal, mestre cervejeiro da Lohn Bier.

Segundo informações das empresas produtoras, a Little Cata 355ml custará R$ 13,90 para o consumidor final.

HARMONIZAÇÃO
A Little Cata é perfeita para harmonizar com frutos do mar e com sobremesas como mousses.

ONDE ENCONTRAR
https://www.emporiodacerveja.com.br/goose

PRINCIPAIS TIPOS TIPOS DE CERVEJA NO MERCADO BRASILEIRO

Foto: Pexels/Divulgação

Pilsen – A cerveja Pilsen é uma das primeiras que a maioria das pessoas experimenta. Os dois principais subestilos encontrados são a German Pilsen, mais amarga, e a Bohemian Pilsen, mais maltada e encorpada.

Bock – A cerveja Bock é o estilo clássico alemão e sua concentração de malte é uma característica que chama atenção. As Bocks tradicionais apresentam cor marrom e notas tostadas que lembram nozes, castanhas e frutas secas, com delicado dulçor no paladar. Existem variações claras, com trigo e mais alcoólicas que as tradicionais.

Witbier – Estilo de cerveja de trigo de origem belga, caracterizada pela adição de cascas de laranja e sementes de coentro. Por ser leve, cítrica e refrescante, é considerada uma boa porta de entrada para as cervejas artesanais.

Weissbier – Tradicional cerveja de trigo alemã, também conhecida como Hefeweissbier, é refermentada na garrafa, com aparência turva e notas de casca de pão, cravo e banana. No paladar, é muito macia e cremosa com amargor muito abaixo ou até imperceptível, o que a torna ideal para muitos consumidores que não gostam das cervejas mais lupuladas.

American IPA – Estilo querinho dos fanáticos por lúpulo, as American IPA’s apresentam notas de frutas tropicais, pinho, toques florais vindas das variedades de lúpulos utilizadas. Na boca, o amargor vai de médio a alto com final prolongado e refrescante.

Juicy / Hazy IPA – Esse novo estilo de IPA já é um sucesso absoluto! Popularmente conhecido como New England IPA. surgiu em Vermont, nos EUA, e apresenta aparecência turva, indo do amarelo palha ao alaranjado. Apresentam notas muito intensas de frutas tropicais e cítricas, textura aveludada, com amargor moderado e curto no final do gole.

Stout – Cervejas de alta fermentação e com bastante malte torrado. De coloração escura, suas principais notas vêm da adição de maltes torrados, que remetem a café e cholate amargo.