Joaçaba representa SC em seminário nacional sobre pandemia

Reprodução/Internet

Evento discutiu experiências de combate à Covid-19 desde o início do contágio e reuniu especialistas de todo o País com representantes do governo federal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaçaba apresentou o trabalho que está desenvolvendo no combate à pandemia do novo coronavírus em um evento virtual que reuniu prefeituras de todo o Brasil. O foco do debate foi o conhecimento e a reflexão sobre o atendimento dos serviços da Proteção Social Básica no contexto de pandemia.

A participação da Secretaria de Assistência Social de Joaçaba no evento (ocorrido nos dias 19 a 21 de maio), de forma virtual se deu por meio de convite da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania. No evento, o município apresentou sua experiência de trabalho na pandemia na Proteção Social Básica e a atuação regional, já que se tratava de um encontro de Apoio Técnico regionalizado.

A experiência de trabalho desde o início da pandemia, quando o município organizou suas demandas para o atendimento ao usuário de forma remota (ligações telefônicas e whatsApp), foi o ponto alto da apresentação.  “O usuário da assistência social não ficou desassistido nem mesmo nos poucos dias em que os serviços CRAS e CREAS ficaram fechados, quando os atendimentos foram organizados por meio de uma central de atendimento, tendo em vista que a Assistência Social é considerada serviço essencial, por este motivo não fechou suas portas. As equipes precisaram se reinventar nas metodologias de trabalho, produzindo vídeos e materiais para o trabalho remoto e o resultado é positivo, conforme demonstrado neste seminário.”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Sandra Pinheiro, durante o evento.

Fonte: Prefeitura de Joaçaba