PL fez apenas duas prefeituras na região

O MDB domina o eleitorado regional com 5 prefeitos e 41% dos municípios, seguido do PSDB, que elegeu 3 prefeitos, incluindo Joaçaba, o que representa 25%. O PL divide o terceiro lugar com o PP (16%) cada qual com 2 prefeitos, incluindo o de Herval D’Oeste, que pertence ao PP.

Rodrigo Leitão
jornalismo@raizesdiario.com.br

Integrantes do Partido Liberal (PL) informaram ao jornal Raízes Diário que o partido liderado pelo senador Jorginho Mello tinha conquistado três prefeituras na região: Água Doce, Luzerna e Vargem. Mas esta informação não corresponde ao mapa eleitoral da Região, de acordo com os dados fornecidos ao RD pela Associação dos Municípios de Meio-Oeste Catarinense (AMMOC).   O município de Vargem não integra a AMMOC e sim o município de Vargem Bonita, onde a prefeita, Rosamárcia, é do MDB.

Na edição desta segunda-feira, o jornal Raízes Diário, havia informado que Jorginho Mello não tinha elegido nenhum prefeito na região. Mas a informação estava equivocada, já que em Água Doce e Luzerna, os eleitos são do PL.

O trocadilho se deu porque o Raízes e o RD publicaram em primeira mão e com exclusividade que o ex-presidente da Assembleia Lesgislativa de Santa Catarina (Alesc), Gelson Merísio, será o candidato ao governo do Estado pelo PSDB, em 2022. Essa disputa será difícil para o senador hervalense, que tem como base política Joaçaba, já que nem aqui nem na cidade vizinha ele conseguiu eleger seus candidatos.

Na Região da AMMOC, conforme mostramos no quadro abaixo, o PL, partido do senador, conquistou apenas as prefeituras de Água Doce e Luzerna. Em termos de votação, esses dois resultados, diante da região Meio-Oeste, não é expressivo. O MDB domina o eleitorado regional dos 13 municípios que compõesm a AMMOC com 5 prefeitos e 38% dos municípios, seguido do PSDB, que elegeu 3 prefeitos, incluindo Joaçaba, o que representa 23%. O PL divide o terceiro lugar com o PP (15%) cada qual com 2 prefeitos, incluindo o de Herval D’Oeste, terra natal do senador, onde foi eleito o candidato do PP. DEM e PSL, com um prefeito cada um, correspondem a 0,7% do controle político na região.

REGIÃO DA AMMOC

Partidos Políticos Dominantes

MDB – 5 Prefeitos (38%)

PSDB – 3 Prefeitos (23%)

PL – 2 Prefeitos (15%)

PP – 2 Prefeitos (15%)

DEM – 1 Prefeito (0,7%)

PSL – 1 Prefeito (0,7%)

 

Prefeituras da Região

Água Doce – Nelsci (PL)

Catanduvas – Dorival (MDB)

Capinzal – Dorini (MDB)

Erval Velho – Tio Seve (PP)

Herval D’Oeste – Mauro Martini (PP)

Ibicaré – Gianfranco Volpato (MDB)

Jaborá – Freitas (PSL)

Joaçaba – Doclésio (PSDB)

Lacerdópolis – Sérgio (MDB)

Luzerna – Juliano (PL)

Ouro – Claudir Duarte (PSDB)

Treze Tílias – Rudi (DEM)

Vargem Bonita – Rosamarcia (MDB)