Cozinhe para sua mãe no domingo

No dia dela, faça uma homenagem à altura. Prepare o almoço com seus irmãos e muito carinho. Nós te ajudamos sugerindo duas receitas salgadas e uma sobremesa.

NHOQUE COM RAGU DE COSTELA AO VINHO
(Receita do Vinho Dom Bosco. Está no e-book “O Vinho e seus segredos – Prazer que une gerações”)

INGREDIENTES:

Massa de nhoque
– 3 batatas de tamanho médio
– 2 ovos caipiras pequenos
– 1 xícara (chá) de farinha de sêmola
– Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
– 1 colher (chá) de manteiga

Molho de ragu de costela
– 500 g de costela em pedaços
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 1/2 xícara (chá) de Vinho Dom Bosco Tinto Seco
– 1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
– 1 folha de louro
– 3 tomates pelados sem semente
– 1 colher (sopa) de óleo

MODO DE PREPARO:

Nhoque
Cozinhe as batatas e amasse-as ainda quentes com a manteiga. Tempere com o sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Deixe esfriar. Adicione os ovos e misture bem. Depois adicione a farinha e misture até a massa ficar lisa e, assim que começar a grudar na mão, pare de mexer. Polvilhe a farinha e enrole alongando a massa até formar um rolo. Em seguida, corte em pedaços de 3cm a 4cm. Cozinhe em água fervente até boiar e retire da panela.

Molho de ragu de costela
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne. Acrescente o alho, a cebola, os temperos e refogue. Junte o louro e adicione a água até o dobro do volume da carne. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos após pegar pressão, ou até que esteja macio. Desligue e deixe sair a pressão. Adicione os tomates, o vinho e a polpa de tomate. Deixe cozinhar o molho por cerca de 20 minutos ou até reduzir e ficar mais encorpado. Sirva o nhoque regado com uma porção generosa de ragu de costela.

FILÉ DE PEIXE AO CREME DE GRÃO DE BICO
(Receita do Divino Fogão)

INGREDIENTES

– 250g de grão de bico
– 200ml de creme de leite
– 200ml de leite
– Sal a gosto
– Noz moscada a gosto
– 1kg de filé de peixe
– 100ml de azeite
– 2 limões
– 40g de batata palha

MODO DE PREPARO
Cozinhe o grão de bico na panela de pressão. Em seguida, coloque no liquidificador, acrescente o leite, creme de leite e bata até virar um creme. Transfira o creme para uma panela, tempere com noz moscada e sal. Cozinhe até engrossar. Tempere o peixe com sal e limão, grelhe no azeite. Passe os peixes para uma travessa. Cubra com o creme e finalize com batata palha.

PARFAIT DE PÊSSEGO
(Receita da blogueira Cris Freitas, oferecida pela GELITA)

INGREDIENTES

Para a geleia
– 150 g de pêssego em calda escorrido
– Suco de um limão
– 30 g de açúcar refinado
– 1 folha de gelatina

Para o creme
– 2 folhas de gelatina
– 500 g de iogurte grego
– 100 ml de leite de coco
– Pêssegos picados a gosto

Para a montagem
– Farinha de castanhas
– Pêssegos picados
– Castanhas granuladas

MODO DE PREPARO
Geleia –
Em um recipiente com água gelada, coloque a folha de gelatina para hidratar e deixe de 5 a 10 minutos. Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, bata os pêssegos até virar um purê. Em uma panela, coloque o purê de pêssego, o suco de limão, o açúcar e 1 colher (sopa) de água para cozinhar em fogo médio. Mexa até levantar as primeiras bolhas de fervura, desligue o fogo. Retire a folha de gelatina do recipiente, esprema bem, retirando o excesso de água e adicione à geleia quando a temperatura estiver perto de 60° C. Espere esfriar e leve para a geladeira enquanto você prepara o creme.

Creme – Comece hidratando as folhas de gelatina na água gelada, deixando-as descansar de 5 a 10 minutos. Enquanto isso, em outro recipiente coloque o iogurte, o leite de coco, os pêssegos picados e misture delicadamente. Esprema as folhas de gelatina, para retirar todo o excesso de água. Dissolva a gelatina em banho-maria ou no micro-ondas por 15 segundos e misture ao creme.

Montagem – Em copos ou taças, comece as camadas com a farinha de castanha (fina) para fazer a base da sua sobremesa. Intercale camadas de creme, geleia, castanhas granuladas, pedaços de pêssego e finalize com mais uma camada de creme.