Exame avalia nível dos alunos municipais de Joaçaba

Diagnóstico é feito sobre o ensino fundamental, por Língua Portuguesa e Matemática, e está em sua terceira edição. Este ano, por causa da pandemia, os testes serão aplicados até o 21 de maio.

Avalia Joaçaba é o nome dado para as avaliações diagnósticas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas anualmente aos estudantes de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Educação. As avaliações são aplicadas no início e no fim do ano letivo e esse é o terceiro ano de aplicação.

As questões dessas avaliações são elaboradas a partir de uma Matriz de Referência que indica habilidades desejadas em cada ano escolar, sendo esse o parâmetro para verificar em que nível de aprendizagem os estudantes se encontram. Essas análises também demonstram indicativos para conduzir o planejamento escolar.

Para os estudantes de 1º ao 3º ano as avaliações são aplicadas de forma impressa, com acompanhamento e leitura do professor aplicador, sendo que, nesse ano teve a necessidade de adaptação das avaliações on-line para os estudantes do ensino remoto. Já os estudantes de 4º ao 9º ano realizam as avaliações nos laboratórios de Informática no software Socrative.

O período de aplicação foi estendido neste ano letivo, devido aos formatos diferenciados de atendimento escolar, nesse sentido as aplicações da Avalia Joaçaba, etapa inicial, acontecem entre 19 de abril e 21 de maio de 2021.

O Avalia Joaçaba envolve a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, gestores e coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares, professores e estudantes. ”O compromisso  de toda equipe é fundamental para que possamos prosseguir na busca da melhoria contínua em nosso sistema de educação”, falou a Secretária de Educação, Tânia Durigon.