Ajax terá camisa em homenagem a Bob Marley

Depois de Jimi Hendrix e Joy Division, mais um ícone da música será homenageado por um clube de futebol em seu uniforme. De acordo com diversos sites especializados e fóruns de torcedores, o Ajax lançará uma camisa celebrando Bob Marley, o Rei do Reggae.

Aí você, cabeça maldosa, pode pensar: “Normal, afinal, a maconha é legalizada na Holanda, e o Bob Marley era um entusiasta da erva, então deve ser por conta disso a homenagem”. Ledo engano, camarada!

A ligação do jamaicano Bob Marley, que era um apaixonado pelo futebol, com o Ajax começou em 2008, quando um DJ da Arena Amsterdã colocou a célebre canção “Three Little Birds” para tocar após um amistoso entre Ajax e Cardiff City. A música pegou logo de cara e virou hino dos torcedores (veja no vídeo mais abaixo).

Tive o prazer de visitar o estádio em 2013 e escutei a torcida entoar a canção, gravada em 1977 e que tem um dos refrões mais famosos da música: “Não se preocupe, tudo vai ficar bem”. Inclusive, uma faixa de uma organizada do clube tem esse trecho estampado (em inglês, claro). Em 2018, Ky-Mani Marley, um dos filhos de Bob, cantou a música antes de um jogo contra o AEK pela Liga dos Campeões.

A ideia da fornecedora de material esportivo do Ajax é lançar oficialmente a vestimenta, que será o terceiro uniforme do clube na temporada 2021/22, em 11 de maio, data em que serão completados 40 anos da morte de Bob Marley.

A camisa, belíssima por sinal, é toda preta, mas com detalhes em vermelho, amarelo e verde na gola e nas três listras da fornecedora. As cores são associadas à cultura Rastafari, difundida e seguida por Bob Marley. Além disso, na parte interna da camisa, os três “X” característicos da cidade de Amsterdã contam com essas mesmas cores e acompanhados de três silhuetas de passarinhos em alusão ao hino “Three little birds”.