UTI Covid ampliada do Hust começa a funcionar neste sábado

Imagem ilustrativa: Divulgação

São cinco novos leitos que aumentam para 15 a capacidade de acolhimento de pacientes graves. Profissionais de dez municípios vão atender na unidade reformulada. Com a ampliação, UTI e Enfermaria passam a ter a mesma capacidade de atendimento.

Os cinco novos leitos de UTI Covid do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) entrarão em funcionamento neste sábado (24).  A previsão inicial era para que estivessem habilitados no sábado dia (17), porém as tratativas para a liberação dos técnicos de enfermagem cedidos pelos Municípios não foram finalizadas e a abertura precisou ser adiada.

O diretor Geral do HUST, professor Alciomar explica que os profissionais foram encaminhados para o Hospital em dias diferentes sendo que os últimos três irão chegar neste sábado (24). Foram cedidos profissionais pelos municípios de Joaçaba (4), Treze Tílias (1) Capinzal (1), Vargem Bonita (1), Luzerna (1), Campos Novos (2), Lacerdópolis (1), Herval d’ Oeste (1), Catanduvas (1) e Vargem (1).

“Foi necessário orientar os profissionais cedidos quanto a rotina do hospital e organizar a escala de trabalho, visto que quem atuará na UTI Covid serão os técnicos que já trabalham no HUST. Também foi necessário todo o ajuste das equipes médicas uma vez que o Hospital não atende só pacientes covid, tendo toda uma estrutura de atendimentos para diversas patologias que também não podem ficar desassistidas”, afirmou Marin.

Com a abertura dos novos leitos a UTI Covid passará a ter 15 leitos, mesmo número da enfermaria. No entanto, o hospital alerta para que mesmo assim as pessoas não deixem de observar os cuidados para prevenção do coronavírus.