Escola desativada está abandonada e acumula entulho no Bairro Frei Bruno

Moradores denunciam desperdício de dinheiro público e chamam vereadora para ver a situação da Escola Municipal Frida Regensburger

Chamada por moradores do bairro Frei Bruno para constatar o abandono e o desleixo em relação a equipamentos públicos na Escola Municipal Frida Regensburger, a  vereadora Rita Weiss visitou as dependências do colégio, fechado desde o início da primeira gestão do prefeito Dioclésio Ragnini, em Joaçaba.

A vereadora se disse surpresa ao encontrar o espaço em estado de abandono e servindo como depósito de materiais que aparentemente poderiam estar sendo utilizados.  Segundo Rita Weiss, a escola está  aberta e pode ser acessada por quem quiser, quando desejar.

“É triste encontrar um patrimônio público tão importante nesta situação de abandono. Acredito que mesmo estando desativada, seria possível a prefeitura manter a escola limpa e em boas condições e quem sabe dar uma outra finalidade ao espaço. Os moradores do bairro estão incomodados com esta situação”, afirmou a vereadora.

Procurada pela reportagem do RD, a secretária Municipal de Educação, professora Tânia Durigon, disse que “Aquela construção não é mais uma escola, está sob o Patrimônio da Prefeitura. Então, não está mais sob gestão da Secretaria de Educação. Agora o prédio é para uso da Prefeitura.”

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Joaçaba, mas até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Joaçaba não se pronunciou sobre a denúncia. A vereadora Rita Weiss anunciou que fará um Pedido de Informação à prefeitura questionando sobre a situação encontrada.

A Escola Frida Regensburger foi desativada em 2017 quando a Secretaria de Educação de Joaçaba fez uma relocação de alunos destas unidades para outras escolas. Quando também foi fechada a Escola Municipal Anita Lopes Vieira, no Distrito de Santa Helena.