Vargem terá Centro de Atendimento Pós-Covid

O atendimento será oferecido na antiga sede do CRAS, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde, anunciou a prefeita Milena Lopes.

Foto Ascom Prefeitura de Vargem

Vargem terá nos próximos dias um Centro de Atendimento Pós-Covid. A prefeita Milena Lopes (PL) informa que o centro dará suporte aos que passaram pela doença, assim como aos familiares. O projeto inovador também é mais uma ação para manter o atendimento humanizado na saúde do município. “Cuidar das pessoas sempre foi o nosso objetivo em todas as áreas e segmentos, ainda mais na saúde que é a nossa área. O cidadão é um ser como um todo e ele precisa ser olhado desta forma, de uma maneira humanizada. Humanizar, atender com amor e com carinho sempre foi uma das prioridades, apresentando resultados positivos com mais agilidade”.

A prefeita Milena Lopes, que é enfermeira por formação, anunciou que o Projeto do Centro de Atendimento Pós-Covid de Vargem é uma necessidade identificada a partir de análise da Secretaria Municipal de Saúde das sequelas deixadas nas pessoas que superam a covid. “O Centro de Atendimento Pós-Covid surgiu de uma análise que nós fizemos de todas as pessoas positivadas que posteriormente ficaram com algumas sequelas, limitando assim as suas funções de trabalho, de estudo ou até mesmo de uma vida social adequada. Por conta disso, nós entendemos ser necessário um espaço de atendimento pós-covid, seja para as pessoas que foram positivadas e para as suas famílias.  A Covid-19 tem deixado muitos rastros, muitas questões que afetam a nossa sociedade e a vida de cada cidadão, que precisa de um olhar diferenciado para que sua saúde se restabeleça”, afirmou a prefeita.

Foto Ascom Prefeitura de Vargem

O Centro de Acompanhamento Pós-Covid em Vargem vai contar com especialistas de diversas áreas da saúde como fisioterapia, nutrição, terapias alternativas e fonoaudiologia.

O município de Vargem foi um dos primeiros na região da Regional de Saúde Meio-Oeste Catarinense a adotar o chamado “tratamento precoce” para covid-19, com a oferta de medicamentos de cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, vitaminas e antibiótico.

O olhar diferenciado dado pela saúde de Vargem a partir da atuação da sua gestora e enfermeira Milena Lopes, juntamente com os profissionais da saúde do município, além da colaboração da população no cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara, distanciamento social e higienização, faz com o município registre apenas dois óbitos pelas complicações da doença. “Temos a alegria de dizer que fomos um dos primeiros no Meio-Oeste e Serra Catarinense a trabalhar com o tratamento precoce, que iniciado no tempo correto reduziu as formas graves da doença e registramos em um ano de pandemia apenas dois óbitos. Então nós trabalhamos devidamente a prevenção, a manutenção e recuperação da saúde. Este tratamento pós-covid vem a complementar tudo aquilo que nós já estamos fazendo e entendemos que futuramente teremos ótimos resultados para nossa população”, ressaltou a prefeita Milena Lopes.

(Fonte Ascom Prefeitura de Vargem)