Meio-oeste recebe 35 treinamentos gratuitos do Senar em fevereiro

Foto Divulgação

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em fevereiro 172 treinamentos gratuitos de curta duração em 84 municípios. Em parceria com os Sindicatos Rurais, os cursos contemplam mais de 4 mil produtores e buscam fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade dos trabalhadores rurais. São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. A formação também engloba inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas, turismo rural e organização dos estabelecimentos.

De acordo com José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, todos os treinamentos seguem as medidas de prevenção à Covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde. “Os cursos são importantes para ampliar a produtividade, repassar novas técnicas e incentivar a inovação dentro das propriedades. Por isso é essencial que eles continuem acontecendo, com todos os cuidados e segurança possíveis. Nossa proposta é gerar conhecimento e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no meio rural”. Em Santa Catarina são 500 mil produtores rurais e 183 mil propriedades.

Gilmar Antônio Zanluchi, superintendente do Senar/SC, destaca que as qualificações são fundamentais para o fomento do agronegócio catarinense. “São cursos mensais realizados em todas as regiões do Estado e que complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar as atividades. Eles fortalecem a agricultura familiar e as cadeias produtivas”, observa.

Entre os 35 treinamentos em 14 municípios do Meio-oeste estão: Prevenção às Deficiências na Área Rural (Água Doce, 11), Processamento de Carne Suína (Macieira, 17 e 18), Fruticultura – Manejo do Pomar (Campos Novos, 2 e 3), Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Capinzal, 25 e 26) e Rédeas (Ibicaré, 22 a 26).

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC, com especificação de carga horária, local e data.

(Fonte Assessoria de imprensa)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *