Como escolher a melhor escova para o meu tipo de cabelo

Foto Divulgação

Modelo e design são aliados no quesito bom desempenho desses acessórios, segundo explicam especialistas.

Tão mito quanto a existência da “Cabeleleila Leila” é afirmar que escolher uma escova específica para o seu tipo de cabelo é frescura. E não sou eu, mera repórter, que digo isso, é a equipe do salão Shades, em São Paulo. Além de ouvir quem trabalha diretamente com o cuidado com os fios, a fabricante Condor, contou como é o processo do desenvolvimento dos produtos.

Na entrevista a seguir, os hair stylists Cristiano Santana (unidade Sírio Libanês), Charla Sousa (unidade Sírio Libanês) e Cris Santos (unidade Morumbi) contam os mitos e as verdades envolvendo as escovas e os pentes de cabelos

É verdade que cada tipo de cabelo tem uma escova que pode oferecer melhor desempenho e resultado?
Cristiano Santana: 
Sim, é verdade. Muita gente não tem noção de como a escova correta pode ajudar na saúde dos fios e evitar problemas como quebra do cabelo e frizz.

Como escolher as cerdas ideais para os cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos? Que outras características (além das cerdas) devo me atentar na hora de escolher o objeto (material, por exemplo).
Cristiano Santana:
 Entre a infinidade de opções de pentes, os mais comuns seriam os de cabo fino, os de madeira, o pente de garfo, o pente largo e o pente jacaré. Vamos a cada um deles:

O pente de cabo fino normalmente é usado para separação de mechas e na hora de fazer penteados. Por isso, é mais indicado para cabelos lisos;

O pente de madeira geralmente é usado em cabelos cacheados e com muito frizz, já que o material do mesmo neutraliza a estática e não afeta a forma dos cachos;

Foto Divulgação

O pente-garfo é específico para quem tem o cabelo crespo. Ele dá um acabamento com mais volume, deixa o cabelo mais montado. Ideal para quem gosta de cabelo black power;

O pente largo, que possui uma distância maior entre os dentes, é comumente usado e também destinado para quem tem os fios cacheados. A distância entre os dentes varia de acordo com o cabelo, quanto mais grosso o fio maior a distância entre um dente e outro, isso porque o mesmo ajuda a desembaraçar sem tirar a estrutura do cacho. Também é comum para soltar um pouco os fios depois de um baby-liss;

O pente jacaré é bem democrático. Pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Ele tem esse nome pois possui dentes em formato de flechas, o que permite desembaraçar os fios sem danificá-los. Ótimo para cabelos crespos e para quem faz uso de chapinha, ele deixa os fios com um aspecto mais natural e bem soltinhos.

Qual a diferença de uma escova com almofada atrás para uma que tem a base vazada?
Cris Santos: 
A diferença de uma escova com almofada é que ela é macia e suas cerdas massageiam o couro cabeludo. Isso deixa os cabelos desembaraçados e mais soltos. Por isso, é indicada para quem tem cabelo liso. A vazada, e menos macia, é perfeita para quem tem cachos. Quando se usa uma base vazada ela não deixa o cabelo polido. Essas bases vazadas são usadas mais para modelar.

O tamanho da escova influencia no resultado final ou só serve para pentear mais rápido?
Charla Sousa: O tamanho da escova influência sim no resultado final, principalmente quando se tem prática. E elas têm funções diferentes, como para fazer penteados, por exemplo. Isso irá garantir uma finalização rápida e bem feita. Escovas grandes são indicadas para quem tem cabelos volumosos.

É verdade que cabelos lisos devem desembaraçar usando o pente e não a escova?
Cris Santos:
 Não é verdade. Os fios podem ser desembaraçados com o pente ou com a escova raquete (com almofada) e cedas com bolinhas nas pontas.

Então dá para afirmar que vai variar e depender do gosto?
Charla Sousa: 
Sim, podemos dizer isso. Mas, na minha opinião, a escova agride menos os fios na hora de desembaraçar. Caso opte pelo pente, a dica é escolher os que têm dentes mais largos. A situação ideal para usar um pente é quando os cabelos forem mais fáceis de desembaraçar e a ideal para a escova são os cabelos mais difíceis.

De que forma devemos pentear os cabelos para não quebrar os fios e evitar o frizz?
Cris Santos:
 Os cabelos cacheados, por serem muito finos e frágeis, temos que ter um cuidado especial ao pentear. Para ficar mais fácil o cuidado, na hora em que for lavar o cabelo no banho, ao passar o condicionador ou a máscara para cabelos cacheados, você já pode desembaraçar com o pente de dentes largos. Assim, você já ajuda a tirar os excessos de água e produtos. Já os crespos, por serem finos e sensíveis, não devem ser penteados quando secos. O mais indicado é usar óleo protetor térmico e leave-in. Para cabelo secos e sensíveis, deve-se usar o pente garfo, que é o mais indicado, ou o de madeira com os dentes largos e grossos. Na hora de desembaraçar, a dica é dividir o couro cabeludo em quatro partes e começar das pontas para o meio, seguido pela raiz. O cabelo liso pode ser penteado liso ou seco, sempre com o uso de leave-in. O produto deve ser aplicado do meio às pontas, tomando cuidado para não quebrar o fio.

Existem escovas neutras, que servem para todos os tipos de cabelo?
Cris Santos:
 Existe sim, essa escova neutra é a Tangle Teezer The Ultimate. Ela é indicada para todos os tipos de cabelos, já que finaliza o visual quando seco, desembaraça e suaviza as cutículas.

Devemos desembaraçar os cabelos secos e/ou molhados ou só quando estão molhados?
Cris Santos:
 Cabelos lisos podem ser penteados secos ou molhados. Os crespos e cacheados devem estar molhados. Lembrando que todos os tipos de cabelos precisam de delicadeza na hora de pentear.

De quanto em quanto tempo devemos fazer a troca da escova? Quando sei que é hora de dar tchau?
Charla Sousa:
 O ideal é trocar a cada seis ou oito meses. Isso varia a depender dos cuidados com a escova. Elas devem ser sempre higienizadas e em seguidas colocadas em lugares arejados para não danificar.

Qual a escova ideal para o secador? Qual devo evitar?
Cris Santos: 
A melhor escova é a redonda e térmica com cerdas de náilon (com ou sem bolinhas nas pontas), mas posso usar todas as escovas no secador, até mesmo a raquete pra alinhar o cabelo na hora de secar.

Quando o segredo é design

Para além do conhecimento de quem trabalha diretamente com a beleza e saúde dos cabelos, há o lado do mercado voltado para o desenvolvimento e execução das escovas, como a Condor. Recentemente, a marca lançou uma nova linha de escovas, em parceria com a influenciadora e designer Lu Ferreira, que é fundadora do blog Chata de Galocha.

“Acreditamos que a Lu Ferreira é referência no segmento de beleza no Brasil e possui total afinidade com a Condor e com os nossos consumidores. Além disso, ela é designer de formação, algo que foi fundamental para o desenvolvimento dos novos modelos da linha. Junto com a influenciadora, descobrimos as necessidades, as preferências, e as funcionalidades que as as consumidoras sentiam falta nas escovas de cabelo, e com esses dados em mãos, desenvolvemos novos itens que reúnem os atributos apontados pelas consumidoras brasileiras como essenciais: feminilidade, modernidade e jovialidade”, explica Tatiana Soares Honorato, Gerente de Marketing do segmento de Beleza da Condor.

(Fonte: Portal Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *