Sesc lança “Conecta 60+” com ações online de inclusão digital para idosos

Os grupos terão encontros virtuais semanais, envolvendo os seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Corpo e Mente, Saberes Catarinense, Memória Ativa e Viagens e Vivências.

Os participantes de grupos de idosos do Sesc Santa Catarina estão convidados para os encontros virtuais do novo projeto “Conecta 60+”, que acontecem a partir da próxima semana. Com atividades no formato online, a Instituição dará continuidade às ações sistemáticas realizadas em 10 Unidades, mantendo o vínculo ativo com os clientes desta faixa etária, que seguem em isolamento social durante a pandemia do novo Coronavírus. O objetivo é disseminar conteúdos que estimulam as potencialidades dos idosos, o fortalecimento de vínculos e da convivência e o exercício pleno da cidadania.

Diante do cenário atual em relação à Covid-19, o Trabalho Social com Idosos (TSI), realizado pelo Sesc, foi diretamente afetado por atuar com pessoas na faixa de 60 anos e mais. Mesmo com as atividades presenciais suspensas desde que iniciou a quarentena no mês de março, as equipes do Sesc “abraçaram” ainda mais os recursos digitais, como os grupos de WhatsApp e Facebook – para continuidade do diálogo, da troca, do entretenimento e da promoção da qualidade de vida desses clientes.

Com o “Conecta 60+” a Instituição reafirma seu papel de referência nesse trabalho de integração e valorização do público maduro, reforçando as ações de inclusão digital, que foram realizadas nos grupos presenciais. Os conteúdos serão trabalhados com dinamismo, por meio de plataformas virtuais e novas metodologias, estimulando a interação social, trazendo desafios e ressignificando constantemente a velhice.

Inicialmente, as ações serão voltadas aos clientes do Sesc Brusque, Concórdia, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Laguna, Prainha – Florianópolis, São Miguel do Oeste, Tijucas, São João Batista e Tubarão, podendo se estender para outras Unidades e até mesmo abrir vagas para novos alunos. As Unidades estão entrando em contato com os clientes matriculados no TSI para apresentar o projeto e realizar a inscrição gratuita no “Conecta 60+”. Clique aqui para mais informações.

Os grupos terão encontros virtuais semanais, envolvendo os seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Corpo e Mente, Saberes Catarinense, Memória Ativa e Viagens e Vivências. O objetivo é aproximar os conteúdos da realidade dos participantes, bem como alinhar a programação estadual.

Inclusão Digital: As atividades visam possibilitar ao idoso a inclusão e aperfeiçoamento digital, via computador e o smartphone, a partir de oficinas interativas, proporcionando conhecimentos para facilitar o uso no seu dia a dia, principalmente nesse momento de isolamento social. As oficinas propostas serão voltadas desde a aprendizagem das funções básicas, até a compreensão de utilizar aplicativos e acesso e interações nas redes sociais.

Saberes Catarinense: Este eixo visa o compartilhamento de conteúdos e saberes típicos e culturais de cada região, como culinária, artesanato, dança, música, história. O compartilhamento de saberes pode ser compreendido como um recurso de socialização e resgate de histórias, além de oportunizar conhecimento.

Memória Ativa: Este eixo está alinhado a proposta do Grupo da Memória, mantendo a proposta de promoção de um envelhecimento ativo e saudável para a pessoa idosa, com mais autonomia e independência. Para contribuir para o exercício da cognição (memória, linguagem, raciocínio lógico, atenção) dos participantes e, consequentemente, para melhorar o desenvolvimento das atividades cotidianas, serão realizadas atividades de estímulo e exercício de memória cognitiva e afetiva.

Viagens e Vivências: Neste eixo serão realizadas atividades que possibilitem a troca de experiências vivenciadas em viagens, através de atividades da socialização virtual. Também como complementação com o eixo Inclusão Digital, para apresentar e exercitar o uso de aplicativos e plataformas, como: Google Maps, Google Eearth, Google Translate, Word Lens, entre outros.

Corpo e Mente: Este eixo visa promover aos participantes o bem-estar físico e mental, por meio de realização de oficinas e abordagem de conteúdos relacionados à prevenção e manutenção da saúde integral. Também poderão ser realizadas rodas de conversa para a discussão de temáticas atuais de saúde e de interesse dos idosos. A proposta visa a interação de maneira descontraída e leve, compreendendo a importância da manutenção dos vínculos e relações socioafetivas para a manutenção da saúde neste momento de isolamento social.

RELAÇÃO POSITIVA COM A TECNOLOGIA

Além dos encontros on-line, a programação semanal abrange também a produção de conteúdo sobre inclusão digital, para auxiliar e esclarecer as principais dúvidas em relação à tecnologia, proporcionando o desenvolvimento de uma relação positiva. Serão disponibilizados vídeos curtos semanais, de duração máxima de 1 minuto, com assuntos de acordo com as principais necessidades identificadas em cada grupo.

PLATAFORMA VIRTUAL

As atividades sistematizadas serão realizadas por meio de uma plataforma virtual – Google Meet, com a participação de todos os idosos da turma na mesma atividade. Foram elaborados vídeos de passo a passo, enviados aos idosos participantes, para apoio na utilização da plataforma.

Fonte Sesc SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *