Capacitações sobre biossegurança marcam o retorno às atividades práticas dos cursos da Unoesc

Foto Divulgação

Na segunda-feira (15), os acadêmicos da Unoesc que estão realizando estágios nas clínicas de atendimento à comunidade ou ainda, dos demais cursos que demandam de atividades práticas nos laboratórios voltaram aos encontros presenciais conforme autorizado pelo Governo do Estado. Para tal, todas as normas de biossegurança relacionadas à prevenção da Covid-19 foram observadas e repassadas para cada turma que voltou à ativa.

Foto Divulgação

No curso de Odontologia, por exemplo, cujos acadêmicos voltarão a ter contato com a comunidade nos atendimentos, a primeira medida adotada pela Unoesc foi providenciar kits com máscaras  N-95, protetores faciais de acrílico (face shield) e jalecos descartáveis para cada aluno. Na sequência, foi realizado um treinamento prático sobre biossegurança no qual a professora Bruna de Déa ensinou os acadêmicos a  vestir a paramentação de forma correta, retirar com segurança os equipamentos de proteção individual, bem como, fazer a higienização correta dos equipamentos que podem ser reutilizados.

Ficou definido ainda, que para permanência no ambiente das clínicas e laboratórios, os acadêmicos precisam além de usar os equipamentos de proteção individual, vestir pijamas cirúrgicos que impedirão que tragam ou levem algum tipo de contaminação na roupa do dia a dia. Foi estipulado um espaço de aproximadamente dois metros entre as estações de atendimento (box) e que antes do paciente ser encaminhado para a clínica passará por uma “pré-triagem” respondendo perguntas sobre seu estado de saúde e aferindo a temperatura corporal. Os acadêmicos também terão acesso a termômetros para monitoramento de temperatura.

“Estávamos ansiosos por esse retorno das atividades práticas pois é por meio desses atendimentos que o aluno aplica o conhecimento adquirido e ao  mesmo tempo que presta um serviço para a comunidade, do qual sabemos que muitas pessoas precisam. Nos adequamos a todos os cuidados e medidas de segurança visando o retorno gradativo e com segurança tanto dos acadêmicos como dos pacientes”, afirmou o coordenador do curso de Odontologia Acir José Dirschnabel.

DEMAIS CURSOS E ESPAÇOS EM COMUM

Para as aulas práticas dos demais cursos também estão sendo seguidas as medidas de distanciamento entre os alunos, uso de máscaras e utilização de álcool 70% para higienização das mãos, equipamentos e espaços que são compartilhados. Nas áreas comuns da universidade foi disponibilizado álcool em gel e fixados em locais de fácil visualização, avisos sobre os cuidados necessários para a prevenção do Coronavírus.

Já, as aulas teóricas dos cursos seguem até o final do mês de forma remota. Outras orientações serão repassadas à medida que novas decisões forem tomadas.

Fonte Assessoria de Imprensa da Unoesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *