Vereadora alerta para combate ao trabalho infantil

Foto Divulgação

Santa Catarina tem 89 mil crianças submetidas ao trabalho.

A próxima sexta-feira, dia 12 de junho, será o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.  Ao salientar a importância da data, a vereadora Disnéia De Marco comenta sobre a campanha recém lançada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) em combate ao trabalho infantil. A campanha evidencia desenhos de alunos da rede pública de ensino classificados no concurso organizado pelo TRT no ano passado.

Segundo divulgação do TRT, os dados mais recentes sobre trabalho infantil foram coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2016 pelo IBGE (PNAD contínua 2016). Eles revelam que havia no Brasil cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando. Destes, mais de 700 mil trabalhando para auto subsistência. Em Santa Catarina, eram 89 mil na mesma faixa etária, a maioria trabalhando na área rural, nas ruas e nos domicílios como empregadas domésticas.

Ainda, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan), do Ministério da Saúde, de janeiro de 2007 a julho de 2019 foram registrados no Brasil mais de 45 mil acidentes de trabalho com crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, sendo 27 mil graves. No mesmo período, 662 crianças perderam uma das mãos devido às condições de trabalho e 268 morreram.

“São dados extremamente preocupantes e que demostram a importância de campanhas como esta do TRT e de ações de toda a sociedade que possam alertar e denunciar casos de trabalho infantil. Crianças devem estar em segurança, no convívio familiar, brincando e estudando”, disse a vereadora. Além de buscar a conscientização da comunidade, a campanha do TRT já produziu documentário, cartilha, folder e guia sobre o tema.

(Fonte Assessoria de Imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *